Transcrição Natureza dos ataques de pânico. sintomas e factores desencadeantes
Os ataques de pânico são episódios abruptos e discretos de medo ou desconforto intenso que atingem o seu pico em poucos minutos.
Caracterizam-se por uma série de sintomas físicos e cognitivos que podem ser extremamente alarmantes para a pessoa que os experimenta.
Sintomatologia Caraterística
Um ataque de pânico manifesta-se pelo aparecimento súbito de pelo menos quatro de uma lista de sintomas, incluindo palpitações ou batimentos cardíacos acelerados, suores, tremores, asfixia ou falta de ar, aperto ou dor no peito, náuseas ou desconforto abdominal, tonturas ou sensação de instabilidade, arrepios ou afrontamentos, parestesia (formigueiro), desrealização (sensação de irrealidade) ou despersonalização (sensação de afastamento de si próprio), medo de perder o controlo ou de "enlouquecer" e medo de morrer.
É esta constelação de sintomas que gera o sentimento de terror.
Possíveis factores desencadeantes (causas)
As causas ou factores que desencadeiam os ataques de pânico podem ser variados e muitas vezes multifactoriais:
- Stress prolongado: Períodos de estrés crónico pueden sensibilizar el sistema nervioso, aumentando la vulnerabilidad a los ataques.
- Eventos traumáticos agudos: Una experiencia súbita y altamente estresante puede precipitar un ataque.
- Exercício físico intenso: En algunas personas susceptibles, el ejercicio vigoroso puede desencadenar sensaciones físicas que se malinterpretan como pánico.
- Certos medicamentos: Algunos fármacos pueden tener efectos secundarios que simulen o induzcan síntomas de pánico.
- Utilização ou abstinência de substâncias: El alcohol, la cafeína, los estimulantes u otras drog
natureza ataques panico sintomas desencadeantes