Transcrição Perguntas criativas para aumentar a confiança dos clientes
Criar confiança nos clientes é uma das tarefas mais importantes de qualquer coach. Durante a evolução das nossas sessões de coaching, envolvemos o nosso cliente numa série de acções com o objetivo de obter resultados benéficos para os seus interesses pessoais, e é aqui que a confiança desempenha um papel fundamental, porque determinará a mentalidade com que enfrentará as diferentes situações que se avizinham. Embora seja uma tarefa complexa conseguir que um cliente que não confiava em si próprio comece a fazê-lo naturalmente, existem vários recursos que podem ser utilizados como catalisadores para alcançar este objetivo.
O recurso de que vamos falar neste guia são as perguntas criativas. Estas perguntas são desenvolvidas de forma intencional, com o objetivo de fazer com que o cliente se aperceba de uma série de elementos que lhe permitirão apreciar acontecimentos e factores da sua vida que o farão recuperar a autoconfiança. Eis algumas das perguntas criativas que pode utilizar durante as suas sessões de coaching.
Quais são, na sua opinião, as suas três principais realizações pessoais e porquê?
Esta pergunta não fornece qualquer valor em termos de informação relevante para o coach, no entanto, como dissemos anteriormente, a intenção desta pergunta é diferente. Quando pedimos ao nosso cliente para enumerar as suas três principais realizações pessoais e para explicar por que razão escolheu essas realizações, damos-lhe a oportunidade de recordar acontecimentos passados em que se sentiu bem e em que a sua autoestima esteve no seu melhor.
Recordar os triunfos faz-nos compreender que, apesar de nos encontrarmos numa situação de crise emocional, a vida é cíclica e é possível voltar a viver bons momentos, se conseguirmos manter a cabeça fria.
Refira um problema com que tenha lidado no passado e explique como o conseguiu resolver.
Tal como na pergunta anterior, esta pergunta leva o cliente a lembrar-se que, depois de cada situação adversa na vida, há uma saída e tudo se resolve progressivamente. Ao remeter a mente do cliente para os momentos difíceis que já foram resolvidos, ele poderá mentalizar-se para a superação e para o otimismo. Se conseguiu ultrapassar dificuldades no passado, não há razão para não conseguir ultrapassar as dificuldades do presente, sobretudo agora que tem a sua orientação e os seus conselhos.
Quando somos confrontados com uma série de acontecimentos adversos, esquecemo-nos de que não é a primeira vez que passamos por uma situação semelhante. Pode até conseguir que o seu cliente pense num problema ainda maior do que aquele que enfrenta atualmente, recuperando assim a confiança na sua capacidade de lidar com a situação.
Quais são, na sua opinião, as suas três melhores qualidades para ultrapassar a situação que enfrenta atualmente?
Esta é uma pergunta extremamente importante, porque leva o cliente a olhar para as suas principais qualidades e a organizar as suas ferramentas actuais para determinar quais as que são úteis para ultrapassar o problema atual que enfrenta. Ter consciência das nossas qualidades valiosas é uma forma simples de recuperar a confiança em nós próprios, pois temos tendência a perder a confiança quando nos subestimamos ou nos sentimos incapazes de realizar uma determinada ação.
Ao fazer perguntas criativas, pode reavivar a confiança dos seus clientes de uma forma natural, permitindo-lhes apenas recordar e aperceber-se de alguns elementos de valor que foram negligenciados até agora. Lembre-se que o grau de auto-confiança do cliente será decisivo no desenvolvimento de sessões bem sucedidas.
perguntas gerar confianca