logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Autoconsciência: melhorar a auto-perceção - coaching vida

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
Autoconsciência: melhorar a auto-perceção - coaching vida


Autoconsciência: melhorar a auto-perceção - coaching vida

A auto-consciência é uma competência que devemos cultivar se quisermos progredir tanto a nível pessoal como emocional. Implica ser capaz de olhar para dentro e saber ler corretamente qual é o nosso estado emocional, o que nos afecta, que aspectos temos de trabalhar mais rapidamente e quais são as nossas fraquezas. É muito difícil desprendermo-nos do nosso ego para aceitar sinceramente o que não queremos ver. A auto-consciência é um recurso valioso, mas deve ser desenvolvida com perseverança e trabalho árduo.

Ao longo deste guia, abordaremos algumas das dicas que podem ser úteis se quiser trabalhar no desenvolvimento desta competência.

Aceite os seus pontos fracos

Todos nós temos pontos fortes e fracos e, normalmente, aprendemos a melhorar os aspectos com que nos sentimos bem, mas ignoramos a existência dos nossos pontos fracos. O nosso orgulho tolda-nos o discernimento quando se trata de nos vermos de forma holística, escondemos as nossas fraquezas, o que faz com que elas venham ao de cima quando menos queremos.

Talvez tenha a ambição de criar uma empresa num país estrangeiro e, por isso, concentra-se em aumentar o seu ego, acreditando que é muito bom naquilo que faz, mas não se apercebe de que nem sequer se deu ao trabalho de aprender a língua, a cultura, o sistema jurídico ou o mercado do país onde planeia criar uma empresa. O autoconhecimento implica não só reconhecer que se tem pontos fracos, mas também procurá-los e aceitá-los. Só então é possível trabalhar sobre elas.

Aprenda com as suas emoções

As nossas emoções têm um impacto considerável nas nossas acções e resultados. Não nos sentimos sempre da mesma maneira e os estados de espírito são fundamentais para alcançar resultados de sucesso. Temos de ser capazes de aprender a saber qual é o nosso estado emocional. Não é a mesma coisa tomar decisões quando estamos aborrecidos ou deprimidos do que quando estamos calmos. Ler criticamente as nossas emoções permite-nos aprender sobre nós próprios, conhecermo-nos melhor e saber em que percentagem de produtividade estamos a trabalhar nesse momento.

Aprender com as nossas emoções não é o mesmo que suprimi-las ou controlá-las. As emoções são naturais e as más notícias despertam-nos uma série de sentimentos. O importante não é trabalhar para suprimir esses sentimentos, mas reconhecê-los para que possa avaliar claramente se está num bom momento para tomar uma decisão, ter uma conversa com alguém ou mesmo ir trabalhar.

Prever o seu comportamento

Prever o seu comportamento tem muito a ver com aprender com as suas emoções. Quando nos conhecemos profundamente, podemos prever o impacto que certos acontecimentos terão no nosso estado de espírito e como reagiremos a eles. Prever o seu comportamento ajuda-o no autocontrolo. Se sabe que está irritado, é provável que se aborreça com coisas sem importância. Sabendo isso, assumirá uma postura mais flexível quando trocar impressões com os outros e, se houver alguma coisa de que não goste, guardá-la-á para uma altura em que esteja mais calmo e possa refletir sobre ela antes de agir.

O mesmo se aplica aos nervos. Se uma situação o deixa nervoso, é melhor saber de antemão que vai passar por ela. Isso não evitará o nervosismo, mas eliminará a surpresa, permitindo-lhe ser muito mais racional, mesmo durante esse estado emocional. A previsibilidade é uma qualidade muito valiosa. Se conseguir antecipar as coisas que o podem afetar, diminuirá o seu impacto. Também será capaz de avaliar estratégias para atuar de forma mais eficaz, reduzindo riscos e perdas. O seu estado emocional é a chave para uma previsão precisa. Comece por aprender com as suas emoções e melhorará as suas previsões.

Publicações recentes