PorCursosOnline55
Que tipos de coaching existem? - coaching empresarial
Muitas pessoas vêm a Crearte e perguntam que tipo de coaching fazemos. O mesmo acontece com aqueles que querem formar-se em coaching e perguntam que tipo de coaching ensinamos. A minha resposta pode parecer simples quando digo que ensinamos e praticamos o coaching. Coaching sem apelidos.
Algumas pessoas querem fazer coaching para melhorar a educação, para promover o empreendedorismo, para ajudar a fomentar relações saudáveis, para acompanhar equipas de trabalho, etc. Querem saber qual o melhor local para a sua formação e qual o coach que melhor compreende as suas necessidades e sabe mais sobre os seus problemas.
E, embora possamos embelezar, não existe coaching para "pessoas" para além do coaching para gestores, professores, pais, empresários, pessoas com dificuldades emocionais ou de gestão de relações. Em todos os casos, estamos a falar de pessoas. >Um professor não é uma pessoa? >Os desafios da nossa profissão não têm origem nas nossas necessidades enquanto seres humanos?
É por isso que digo que só há um tipo de coaching. Aquele que trabalha com pessoas, como você e eu, que querem encontrar-se a si próprias, viver em paz, sentir-se realizadas, ser felizes, desfrutar de relações autênticas, lutar por aquilo que desejamos, ter sucesso. Seja no domínio pessoal ou profissional. Porque é tudo a mesma coisa, e o que está fora, está primeiro dentro.
Por conseguinte, embora de um ponto de vista teórico, podemos classificar os tipos de coaching em função do tipo de cliente, do tipo de objetivo, etc. O coaching é um só e as competências profissionais que aqueles que se dedicam a esta profissão devem desenvolver são as mesmas.