LOGIN

REGISTO
Buscador

Proatividade vs. Reatividade

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição Proatividade vs. Reatividade


O Locus de Controle e a Iniciativa

A proatividade não é apenas iniciativa, é a consciência de que somos responsáveis pelas nossas próprias vidas.

As pessoas reativas são afetadas pelo seu ambiente físico e social (se o tempo está mau, sentem-se mal; se são maltratadas, ficam ofendidas).

As pessoas proativas têm o seu próprio «clima» interno; as suas ações são baseadas em valores selecionados, não em sentimentos impulsivos ou circunstâncias externas.

Linguagem reativa vs. proativa

A linguagem é um indicador fundamental. A linguagem reativa isenta de responsabilidade: «Não consigo», «Eu sou assim», «Eles deixam-me louco», «Tenho de».

A linguagem proativa reconhece a escolha: «Eu escolho», «Prefiro», «Vou procurar uma alternativa», «Posso controlar a minha resposta». Mudar a linguagem interna e externa transforma a perceção do poder pessoal.

Círculo de Preocupação vs. Círculo de Influência

As pessoas reativas concentram a sua energia no Círculo de Preocupação (coisas que não controlam: política, economia, defeitos dos outros), o que gera impotência.

Pessoas proativas concentram-se no Círculo de Influência (o que podem mudar: seus hábitos, sua resposta, seu trabalho). Ao trabalhar no que podem controlar, sua influência cresce positivamente.

Resumo

A proatividade é a consciência de ser responsável pela própria vida, mantendo um «clima» interno baseado em valores. As pessoas reativas, por out


proatividade vs reatividade

Publicações Recentes de terapia cognitivo comportamental

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?

Buscar