Transcrição Automotivação e Disciplina
Motivação vs. Disciplina
A motivação é uma emoção; é volátil, depende do estado de espírito e nem sempre está presente quando é necessária.
A disciplina, por outro lado, é um hábito e uma decisão; é a capacidade de agir independentemente de como se sente.
Confiar apenas na motivação leva à inconsistência; a disciplina garante o progresso a longo prazo. «Faça mesmo que não tenha vontade» é a chave do sucesso.
Criação de sistemas e hábitos
Para não depender da força de vontade constante (que é um recurso esgotável), deve-se criar sistemas e ambientes que facilitem o comportamento desejado.
Se quiser comer de forma saudável, não compre comida de má qualidade. Se quiser estudar, estabeleça um horário fixo. Os hábitos automatizam o sucesso ao reduzir o atrito da tomada de decisões diárias.
Comemoração de pequenos marcos
Para manter o impulso, é vital reconhecer e celebrar os pequenos progressos. O cérebro precisa de dopamina para reforçar o comportamento. Esperar até ao objetivo final para celebrar pode ser desmotivador.
Comemorar cada passo (por exemplo, «hoje cumpri a minha dieta», «escrevi uma página») reforça a identidade de alguém que cumpre as suas promessas e alimenta a automotivação.
Resumo
A motivação é uma emoção volátil, enquanto a disciplina é um hábito de ação constante. Confiar apenas na vontade leva à inconsistência; a chave do
automotivacao e disciplina