Transcrição Técnicas de estudo do sono
A aprendizagem é um dos processos que mais energia consome no organismo. Os estudantes, regra geral, estão sujeitos a um sistema que exige uma constante adesão à disciplina e constância nos estudos, razão pela qual a sua condição física será um fator determinante para medir o seu desempenho. Dito isto, o descanso é uma etapa extremamente importante para cada estudante, é tão importante descansar bem como dedicar as horas de estudo exigidas por cada disciplina.
Quando não estamos numa fase inicial da nossa vida, temos tendência a reger-nos por leis impostas pelos nossos adultos, que regulam imperativamente o nosso tempo de descanso. O problema do sono começa a manifestar-se mais fortemente à medida que envelhecemos e começamos a tomar certas decisões por nós próprios, tornando-nos responsáveis pela gestão do nosso tempo e pelo lugar que damos ao sono.
Tendo em conta a importância deste tema para quem se encontra num regime de estudo, dedicaremos o seguinte guia a analisar alguns dos aspectos mais importantes do sono e da sua influência na aprendizagem.
Importância do sono
O sono faz parte do ciclo natural de recuperação do nosso organismo. Durante o dia, estamos sujeitos a várias tarefas que consomem a nossa energia e nos desgastam, causando danos temporários no nosso corpo, que podem ser facilmente reparados se dermos ao nosso corpo o descanso necessário.
O nosso próprio corpo é capaz de se restabelecer e reconstruir o desgaste do dia, por defeito funciona como uma máquina altamente eficiente, somos nós com as nossas acções que provocamos o desequilíbrio deste, interrompendo os processos naturais e sujeitando-nos a ciclos de atividade superiores aos que deveríamos.
Na verdade, somos tão eficientes que uma noite mal dormida ou um excesso de atividade durante o dia, por si só, não causam qualquer problema que não possa ser resolvido com um descanso adequado, o problema está na má prática continuada, que leva à acumulação e desordem do corpo devido à falta de descanso.
Efeitos no processo de aprendizagem
A falta de sono tem uma série de efeitos no processo de aprendizagem. É preciso compreender que a altura em que dormimos é a altura em que o nosso cérebro tem o tempo e as condições necessárias para organizar e gerir os processos que ocorrem na memória de curto prazo. A interrupção deste processo pode causar graves perturbações da memória, diminuir significativamente o rendimento do aluno e afetar as horas de estudo do dia anterior.
A falta de sono é um dos factores de stress mais comuns durante a vida de estudante. O sono, tal como o stress, tem a particularidade de se acumular,
sonho