logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

A mentalidade no mundo académico - tecnicas estudo

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
A mentalidade no mundo académico - tecnicas estudo


A mentalidade no mundo académico - tecnicas estudo

No início, quando mencionamos a mentalidade para estudar, pode parecer um tema sem muita relevância, pois tendemos a minimizar a importância de aspectos mais abstratos que não percebemos com nossos sentidos. Sabemos bem que estudar é fundamental para passar em um exame, mas quando falamos sobre a influência de uma mentalidade adequada, surgem muitas dúvidas.

No entanto, a mentalidade não é tão abstrata quanto parece, assim como não são os problemas mentais, a depressão ou os transtornos cognitivos. Esses temas têm uma base científica e são abordados por especialistas. Se não fosse assim, teríamos que nos perguntar por que um time de futebol conta com um psicólogo e dedica tempo para trabalhar a mentalidade dos jogadores, em vez de apenas treinar fisicamente, que à primeira vista parece ser o único fator que influencia os resultados do jogo.

Nesse sentido, dedicaremos as próximas linhas para explorar a importância da mentalidade para qualquer estudante, oferecendo uma visão geral sobre o tema.

Mentalidade fixa

Como mencionamos, a mentalidade tem sido objeto de estudo em diversas ciências, como a psicologia e a neurociência. Existem diferentes formas de classificar os estados mentais, e entre as mais reconhecidas estão a mentalidade fixa e a mentalidade de crescimento.

A mentalidade fixa se caracteriza pela crença de que nossas habilidades e capacidades são determinadas desde o nascimento e que não podemos desenvolvê-las além de certos limites. Esse tipo de pensamento é prejudicial, pois nos leva a expressões como “era inevitável” ou “não há nada mais a fazer”. Gera uma visão determinista, onde a pessoa acredita que não pode mudar sua realidade. Frases como "nasci pobre e não posso sair dessa condição" ou "não sou bom em matemática" são típicas dessa mentalidade.

Essa forma de pensar nos faz focar nos problemas em vez de buscar soluções. É a mentalidade mais fácil de adotar, pois requer menos esforço mental aceitar uma situação do que pensar em como resolvê-la. As pessoas com uma mentalidade fixa tendem a ficar estagnadas, avançam pouco e são passivas diante dos desafios. São especialistas em se resignar diante da derrota.

Mentalidade progressiva

A mentalidade progressiva, por outro lado, é oposta à mentalidade fixa. Ter uma mentalidade de progresso significa reconhecer que somos os construtores de nossa própria realidade e que, embora o fracasso faça parte do processo, quanto mais tentarmos, maiores serão nossas chances de sucesso.

Aqueles que adotam uma mentalidade progressiva entendem que podem aprender qualquer nova habilidade e que muitas pessoas na história começaram do zero. Essa é a mentalidade que devemos cultivar, pois, além de nossas habilidades inatas, é o esforço contínuo que nos permite alcançar nossos objetivos. Para um estudante, é essencial compreender a importância de ter a mentalidade correta para atingir suas metas, pois a trajetória acadêmica é longa e exige muita determinação, tanto para superar obstáculos quanto para suportar longas horas de estudo.

Esse não é um tema menor, a saúde mental também faz parte da nossa saúde geral e devemos cuidar dela, prevenindo problemas e enfrentando com firmeza os momentos de desequilíbrio emocional. Como acontece com qualquer aspecto da saúde, nem sempre estaremos em um estado ótimo, mas o primeiro passo é reconhecer os problemas para aprender a lidar com eles.

Você tem interesse em aprender mais sobre cursos de Aprendizagem e Estudos?

Publicações recentes