Transcrição Distinguir entre Gestão de Stress e Construção de Resiliência
Definir a Gestão do Stress: A Resposta em Tempo Real
É muito importante que aprendamos a distinguir entre o que significa gerir o stress e o que o ato de construir a nossa própria resiliência implica.
A gestão do stress refere-se à capacidade de lidar com algo que está a acontecer agora, ou seja, uma resposta em tempo real.
Isto aplica-se a um pequeno problema, como perceber que trancou as chaves no carro, bem como a um problema muito maior.
Saber como se lida com um desafio que está a acontecer neste momento, como descobrir que se está prestes a ser despedido, é a essência da gestão do stress.
É uma competência reativa, focada nas táticas que podemos utilizar para navegar numa crise ou problema que já ocorreu na nossa vida.
Construindo Resiliência: Treinar a Força Interior
Por outro lado, o ato de desenvolver resiliência é muito diferente, que pode ser comparado ao treino de levantamento de peso.
É um treino a longo prazo para desenvolver a nossa força interior e desenvoltura, preparando-nos para o futuro.
O objetivo de construir resiliência é permitir-nos gerir melhor o stress, não só agora, mas também em todas as situações futuras que iremos enfrentar.
É uma abordagem proativa, com foco no fortalecimento da nossa mente e caráter antes que as dificuldades apareçam, para que estejamos mais bem preparados para elas.
Práticas e Hábitos para Proteção a Longo Prazo
Construir resiliência implica aprender e integrar nas nossas vidas um conjunto de práticas e hábitos que servem de proteção contra o stress futuro.
Estas práticas são concebidas para nos tornarmos fundamentalmente mais tolerantes à pressão, aumentando a capacidade do nosso "balde" de conter mais sem transbordar.
Ao contrário da gestão do stress, que é uma reação a um problema, construir resiliência é uma ação deliberada que procura fortalecer a nossa base.
É um compromisso com o nosso próprio bem- longo prazo, investindo tempo e energia em hábitos que nos tornarão mais fortes perante as inevitáveis adversidades.
A
distinguindo entre gerir o stress e construir resiliencia