LOGIN

REGISTO
Buscador

Prática de identificação de barreiras na comunicação

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição Prática de identificação de barreiras na comunicação


Mesmo com as melhores intenções, as nossas conversas muitas vezes desviam-se para mal-entendidos e frustrações.

Isso acontece frequentemente devido a "barreiras" invisíveis, hábitos de comunicação dos quais não temos consciência, mas que sabotam a conexão.

Este exercício prático é uma ferramenta de diagnóstico concebida para o ajudar a identificar esses obstáculos nas suas próprias interações.

Ao revelar essas barreiras, pode começar a desenvolver estratégias concretas para derrubá-las e promover uma comunicação mais clara e eficaz.

Objetivo do exercício

O objetivo desta atividade é ajudá-lo a reconhecer as barreiras específicas que podem estar dificultando uma comunicação eficaz em seus relacionamentos.

Ao tomar consciência desses obstáculos, poderá encontrar soluções personalizadas para melhorar as suas interações futuras.

Instruções para a prática

Passo 1: Evoca uma conversa recente

Pense numa conversa recente em que não se sentiu ouvido/a ou compreendido/a.

Pode ser um desacordo com o seu parceiro, um mal-entendido com um colega ou uma conversa frustrante com um familiar. Lembre-se dos detalhes dessa interação.

Passo 2: Identifique as possíveis barreiras

Depois de ter a situação em mente, analise o que pode ter interferido na comunicação.

Faça a si mesmo as seguintes perguntas para identificar possíveis obstáculos: Houve falta de atenção ou distrações? Alguém estava a olhar para o telemóvel, a televisão ou parecia estar com a mente noutro lugar?

A falta de presença é uma das barreiras mais comuns.

Havia emoções intensas que dificultaram a comunicação?A raiva, a tristeza ou a frustração podem atuar como um filtro que distorce tanto a mensagem enviada quanto a recebida.

Houve suposições ou julgamentos prévios que afetaram a interpretação?Assumiu o que a outra pessoa pensava ou sentia sem perguntar? Ou sentiu que a outra pessoa estava a julgá-lo antes de terminar de falar?

Passo 3: Desenvolva estratégias para superá-las

O último passo é passar da identificação à ação. Para cada barreira que você detectou, identifique e escreva uma estratégia que você poderia usar no futuro para superá-la.

Por exemplo: se a distração foi o problema, você poderia


pratica de identificacao de barreiras na comunicacao

Publicações Recentes de resolucao conflito familiar

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?

Buscar