Transcrição Influência minoritária: o poder da consistência
Embora a influência social esteja frequentemente associada à pressão da maioria para se conformar, as minorias podem também exercer uma influência significativa e provocar mudanças nas atitudes e comportamentos da maioria.
No entanto, para que uma minoria seja influente, deve adoptar determinadas estratégias, sendo a coerência na sua postura uma das mais importantes.
O Desafio da Influência Minoritária
As minorias, por definição, não têm o poder numérico e, muitas vezes, o estatuto ou os recursos da maioria.
Portanto, a sua capacidade de influenciar não se baseia na pressão normativa (o desejo de ser aceite pelo grupo maioritário), mas sim na capacidade de gerar conflito cognitivo na maioria e persuadi-la através da influência informativa, levando a uma reavaliação da postura de alguém.
A consistência como um factor-chave (Serge Moscovici)
Serge Moscovici, um psicólogo social que pesquisou extensivamente a influência minoritária, defende que a consistência é o factor mais crucial para uma minoria exercer influência. Isto envolve dois aspectos:
- Consistência Síncrona (Intra-individual): A minoria deve manter uma postura unificada e consistente entre os seus membros. Se existirem divisões ou contradições internas na mensagem da minoria, a sua credibilidade e capacidade de influência diminuem.
- Consistência Diacrónica (Inter-individual): A minoria deve manter a sua postura firme e persistentemente ao longo do tempo. Se mudar constantemente de ideias ou ceder facilmente à pressão da maioria, não será levado a sério.
Uma minoria que apresente uma mensagem consistente e unificada, e que a defenda de forma convincente apesar da oposição, pode fazer com que a maioria comece a duvidar da sua própria posição e a considerar a perspetiva da minoria.
1.1.3 Mecanismos de influência da minoria
A influência da minoria opera geralmente através de um processo de validação, em que a maioria é levada a a examinar os argumentos da minoria mais de perto porque a sua posição consistente e divergente atrai a atenção e quebra o consenso.
Isto pode levar a um pensamento mais divergente e criativo por parte da maioria.
a influencia das minorias o poder da coerencia