Transcrição COESÃO DE TAREFAS VS. COESÃO SOCIAL
Importância de trabalhar em conjunto vs. dar-se bem
A coesão é a «cola» que mantém a equipa unida, mas divide-se em duas dimensões que nem sempre andam de mãos dadas.
A coesão de tarefas é o grau em que os membros do grupo colaboram eficazmente para alcançar objetivos comuns.
A coesão social reflete o quanto os membros gostam uns dos outros e o quanto gostam da companhia uns dos outros.
É possível ter uma equipa altamente eficaz na tarefa que não se suporta a nível pessoal e vice-versa. Pensemos numa dupla de ténis profissional.
Eles podem ter uma coesão de tarefa excepcional: conhecem perfeitamente os movimentos um do outro, cobrem a quadra de forma sincronizada e executam estratégias complexas para ganhar Grand Slams.
No entanto, fora da quadra, eles podem não se falar, jantar separados e não ter nenhuma relação de amizade (baixa coesão social).
Embora a coesão social seja desejável e melhore o bem-estar, para o desempenho puro, a coesão de tarefas é o indicador mais forte de sucesso.
No entanto, a total falta de afinidade social pode tornar a equipa frágil diante de uma série de derrotas.
Fatores que influenciam: ambientais, pessoais e de liderança
A coesão não surge por magia; ela é influenciada por vários fatores. Os fatores ambientais incluem a proximidade física e o contexto contratual.
Os fatores pessoais abrangem a demografia e as motivações individuais. Os fatores de liderança referem-se à qualidade da comunicação e ao estilo do treinador.
Em relação ao ambiente, uma equipa universitária de voleibol que vive na mesma residência e partilha todas as refeições terá, por pura proximidade, uma coesão social mais elevada do que uma equipa profissional em que os jogadores vivem espalhados pela cidade e só se vêem nos treinos.
A nível pessoal, a homogeneidade ajuda: é mais fácil coesionar um grupo com idades e antecedentes semelhantes do que um com enormes diferenças geracionais ou socioeconómicas.
Quanto à liderança, um treinador que comunica as funções com clareza
coesao de tarefas vs coesao social