Transcrição Guia de perda de peso
Dois dos objectivos mais comuns quando se entra no mundo do fitness são o ganho de massa muscular e a perda de peso. Na última lição, falámos sobre o primeiro aspeto e, como deve calcular, esta lição será dedicada à perda de peso.
Há muita desinformação sobre este assunto à disposição de toda a gente. Basta abrir um browser e pesquisar por "Como perder peso", e encontrará mil respostas a esta pergunta. No entanto, como temos vindo a dizer, muitas das páginas que falam sobre este assunto, ou divulgam dados falsos, ou não comprovados pela ciência ou simplesmente outros que funcionam, mas não são benéficos para a saúde.
Por isso, nesta lição, vamos ensinar-lhe como perder peso, com base científica e sem prejudicar o bem-estar do seu corpo.
Ajustar as calorias
Como já dissemos em várias ocasiões, uma das formas mais eficazes de perder peso é através de um consumo controlado de calorias diárias. Procurar uma dieta baixa nesta unidade de medida de conteúdo energético dará, sem dúvida, resultados positivos num curto espaço de tempo, especialmente se os seus hábitos alimentares anteriores não eram bons ou se comia em excesso.
A dieta baseada em calorias permite-nos equilibrar as nossas refeições, integrando alimentos não incluídos nas dietas tradicionais. Ou seja, podemos comer uma pizza uma vez por semana se isso não alterar a nossa ingestão calórica diária ou semanal. Desta forma, podemos desfrutar de alimentos que são sem dúvida deliciosos, mas que em excesso são prejudiciais.
Calorias e densidade nutricional
Uma dieta hipocalórica pode fazer-nos perder peso, mas não é garantia de uma boa nutrição. A densidade nutricional é algo que deve ter sempre em mente. Existe uma grande variedade de produtos com baixas calorias, mas quando olhamos para os nutrientes que contêm, apercebemo-nos de que simplesmente não são suficientes. As consequências de não ter em conta este fator são muitas, e algumas delas são graves. Em primeiro lugar, existe uma grande probabilidade de nunca se sentir satisfeito quando come. Se consumir produtos de baixas calorias que não fornecem fibras, não irá satisfazer o seu apetite. Isto pode levar à fome, levando-o a quebrar a sua dieta e a comer incontrolavelmente alimentos que não deveria estar a comer.
Além disso, uma dieta sem micronutrientes e macronutrientes suficientes pode afetar seriamente a sua saúde. Basta pensar no que já falámos noutras aulas sobre a sua importância. As proteínas, os hidratos de carbono e as gorduras têm funções no seu corpo; fornecem-lhe energia para fazer face às suas actividades diárias, especialmente se fizer algum tipo de treino físico.
As proteínas, por exemplo, são um elemento chave a incluir na sua dieta se quiser aumentar o crescimento da massa muscular no seu corpo. Por outro lado, as vitaminas e os minerais são necessários para o desenvolvimento normal das funções básicas do organismo. As consequências de uma carência destes elementos podem conduzir a doenças graves.
Por outras palavras, não basta seguir uma dieta hipocalórica, é necessário prestar atenção aos nutrientes fornecidos por cada um dos alimentos que compõem a dieta para garantir que está a conseguir uma perda de pe
guia para perder peso