Transcrição Batidos pós-treino
Há muita informação sobre fitness e nutrição na Internet. Nem sempre estes factos são verdadeiros, por isso recomendamos que preste atenção a esta lição dedicada ao tema dos batidos pós-treino.
Iremos explicar se é ou não necessário bebê-los, com base em estudos científicos comprovados.
É necessário consumir um batido após o treino?
Não, não é necessário e vamos explicar porquê. As vantagens do consumo de batidos pós-treino são frequentemente discutidas, principalmente devido à janela anabólica que ocorre no corpo após o treino. Também se diz que, para evitar a degradação muscular, o corpo precisa de uma ingestão rápida de hidratos de carbono. No entanto, não existem estudos científicos que sustentem estas teorias.
O que é a janela anabólica?
A janela anabólica é um curto período pós-treino que pode durar entre 30 minutos a 1,5 horas, onde o corpo está recetivo à absorção de proteínas e hidratos de carbono que resultarão num aumento da massa muscular.
É um mito do ginásio?
Como sabemos, sim. Não existe esse portal mágico em que se não se apressar e comer algo rapidamente depois de terminar o seu treino, ele vai desligar-se e não vai conseguir otimizar os seus resultados.
Qual é a verdade em tudo isto?
De acordo com estudos científicos, existe um período em que a síntese proteica muscular é elevada. Este processo não dura 30 minutos como se diz. Está provado que esta síntese pode durar de 24 a 36 horas após o treino.
O nutricionista Victor Reyes afirma que isso depende do nível de treino. Uma duração média da janela anabólica pode ser de 20 horas. Os principiantes podem até triplicar este tempo.
O batido pós-treino é totalmente inútil?
O facto de a síntese proteica durar mais tempo do que se sabe, não significa que a ingestão de um batido pós-treino seja inútil. O seu fornecimento de proteínas e hidratos de carbono de qualidade tem um impacto positivo no organismo. Só que agora que sabe que não precisa de o beber num curto período de tempo pós-treino, não se preocupe se não o fizer todos os dias. As proteínas e os hidratos de carbono que o batido fornece podem ser ingeridos mais tarde através de outros alimentos. O importante é que a sua alimentação seja equilibrada em todos os seus componentes para promover os resultados do treino. Um fator depende do outro.
No entanto, o aspeto positivo de beber batidos pós-treino é que são fáceis de preparar quando não se tem muito tempo. São uma solução prática e eficaz:
- 4 receitas recomendadas de batidos pós-treino
- Smoothie de café, banana e leite de amêndoa
Ingredientes:
- 2 bananas maduras.
- 1 iogurte magro.
- 100 ml de leite de amêndoa, outro leite vegetal sem açúcar ou leite magro.
- ½ colher de sopa de café solúvel ou uma quantidade a gosto de café líquido.
Propriedades: O iogurte e o leite de amêndoa fornecem nutrientes e proteínas. O café é energizante. A banana é o fruto preferido para a preparação destes batidos devido à sua função de recuperador do glicogénio perdido no treino. Smoothie Natural de Aveia, Leite e Fruta.
In
batidos proteinas