Transcrição Posturas abertas vs. posturas fechadas
O problema das barreiras físicas
Na interação, podemos adotar basicamente dois tipos de fisiologia: aberta ou fechada.
Uma postura fechada funciona como uma barreira física e psicológica entre si e o seu interlocutor.
Imagine falar com alguém que adota uma fisiologia fechada: braços cruzados, pernas cruzadas, corpo inclinado para trás.
Dependendo da expressão facial que a acompanha, esta postura pode ser interpretada como agressividade, falta de abertura à discussão ou insegurança e falta de confiança.
As barreiras nem sempre são o nosso próprio corpo.
Às vezes, as pessoas criam barreiras usando objetos: escondem-se atrás de um atril durante uma apresentação ou um colega esconde-se atrás da tela do computador.
Esses gestos não transmitem uma mensagem de abertura ou confiança, mas sim de proteção.
A barreira da atenção (o computador e o telemóvel)
Uma barreira muito comum e prejudicial no ambiente de trabalho moderno é a falta de atenção.
Se é um gestor e um colega se aproxima para lhe fazer uma pergunta, mas continua a escrever um e-mail ou a ver um ficheiro enquanto fala com ele, está a criar uma barreira.
Mesmo que diga verbalmente «estou a ouvir», a sua fisiologia (corpo voltado para o ecrã) está a enviar um sinal contraditório.
Está a comunicar que a tarefa que está a realizar é mais importante do que a pessoa que está à sua frente. Se estiver realmente ocupado, é melhor pedir-lhe para voltar mais tarde.
Se decidir dedicar-lhe tempo, deve parar o que está a fazer, virar o corpo (e os pés) para ele e dar-lhe toda a sua atenção.
O poder da fisiologia aberta (Honestidade)
Adotar uma fisiologia aberta promove ativamente o diálogo e a conexão. As pessoas que fazem isso enviam um sinal claro de honestidade e deixam claro que não têm nada a esconder.
Pense na diferença: conversar com alguém que está de braços abertos, talvez inclinado ligeiramente em sua direção e olhando nos seus olhos.
Esta postura demonstra claramente que a pessoa está interessada e comprometida com a conversa, uma vez que não existe qualquer barreira entre vocês.
Os grandes oradores públicos, por exemplo, raramente se escondem atrás de um púlpito.
Eles usam todo o palco, utilizam o corpo e mostram claramente as mãos, muitas vezes com as palmas para cima, para demonstrar honestidade e ganhar a confiança do público.
Pode aplicar este mesmo princípio em qualquer interação: elimine qualquer barreira física ou material entre si e a pessoa à sua frente.
Resumo
Na interação, podemos adotar basicamente dois tipos de fisiologia: aberta ou fechada. Uma postura fechada atua como uma barreira física e psicológica entre si e o seu interlocutor.
As barreiras nem sempre são o nosso próprio corpo. Às vezes, as pessoas criam barreiras usando objetos, como se esconder atrás de um atril ou da tela do computador.
Adotar uma fisiologia aberta promove ativamente o diálogo e a conexão. Envia um sinal claro de honestidade e deixa claro que não tem nada a esconder.
posturas abertas vs posturas fechadas