Transcrição Introdução à Comunicação Afetiva
A comunicação é o reflexo das nossas percepções e um pilar fundamental para construir relações saudáveis.
Através das nossas palavras e tom de voz, revelamos o respeito ou a falta dele que temos pelos outros e por nós mesmos.
Uma comunicação eficaz não só serve para ampliar a nossa rede de contactos e promover o crescimento mútuo, mas também para dar e receber feedback construtivo e estabelecer limites saudáveis.
Quando uma pessoa se encontra presa em interações tóxicas, isso pode ser devido a ressentimentos ou decepções passadas que se manifestam em padrões de comunicação prejudiciais.
A comunicação como reflexo das nossas perceções
A maneira como você se comunica com os outros é uma amostra de como os percebemos, do cuidado e respeito ou da falta deles que você tem por eles e suas necessidades, e a maneira como você permite que os outros o tratem reflete o respeito que você tem por si mesmo.
A comunicação pode ser uma ferramenta incrível para expandir a sua rede, a sua conexão com os outros, para promover o crescimento mútuo, fornecer feedback construtivo, defender-se e estabelecer limites saudáveis com os outros, ou realmente resolver os problemas que possa ter com eles.
Mas se não está à procura disso nas suas interações, então talvez se pergunte o que poderia estar à procura que fosse melhor do que isso?
Exploração de padrões de comunicação tóxicos
Em vez disso, o que realmente procura é a resposta que seria algo como que pode estar ressentido e traído pelas suas decepções ou experiências passadas.
Armazenou algumas emoções negativas na sua vida e agora está a participar em padrões de comunicação pouco saudáveis no local de trabalho ou nas suas relações amorosas.
Pode ser controlador, culpar, criticar, ameaçar, fazer com que os outros se sintam culpados, prejudicar a sua autoestima, talvez desrespeitá-los.
Ou pode estar do lado receptor desses padrões, mas tem medo do conflito, medo de se defender.
Portanto, o seu mecanismo de enfrentamento até agora é um composto que cumpre o que os outros dizem, mesmo quando não concorda com eles, tornou-se incapaz de dizer não e, consequentemente, começou a fazer mais pelos outros do que deveria, seja no trabalho ou na sua vida pessoal.
Como se manifestam no âmbito pessoal e profissional
A comunicação pode literalmente construir ou destruir as nossas relações.
As palavras que usa podem ser ótimas ou podem degradar o tom que usa, podem fazer com que se sinta seguro ou podem antagonizar os outros.
Em última análise, todo este processo pode desencadear uma atitude defensiva e comprometer a sustentabilidade das suas relações, ou pode permiti
introducao a comunicacao afetiva