logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Perguntas significativas para a auto-descoberta

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Perguntas significativas para a auto-descoberta


As perguntas significativas são um dos recursos mais valiosos que um coach tem quando conduz sessões de descoberta com os clientes. Estas perguntas são colocadas de forma a induzir uma análise profunda e a auto-descoberta. Elas são utilizadas para formular respostas que ajudem o cliente a atingir metas-chave para o desenvolvimento pessoal.

As perguntas significativas podem ser utilizadas em qualquer altura durante a sessão de coaching, no entanto, a sua utilização é geralmente generalizada durante as sessões primárias, uma vez que têm um peso significativo na sua contribuição cognitiva.

Durante o desenvolvimento deste guia, iremos abordar alguns dos elementos mais importantes relacionados com este tópico, para que aprenda a distinguir as perguntas significativas das perguntas comuns, sabendo como utilizá-las em cada caso para alcançar os efeitos desejados.

Diferenças entre perguntas significativas e perguntas comuns

As perguntas comuns são aquelas que normalmente fazemos quando temos uma dúvida ou questão que queremos satisfazer. Uma pergunta comum não tem outra intenção senão a de saber a resposta e satisfazer a preocupação, não provoca efeitos secundários e não tem de ser direcionada para uma análise profunda, uma vez que quando fazemos uma pergunta comum partimos do princípio que o nosso interrogador sabe a resposta.

As perguntas com sentido, ao contrário das perguntas comuns, têm como objetivo provocar um efeito secundário. A sua função não é satisfazer uma dúvida ou procurar uma resposta, mas sim orientar-se para a auto-descoberta do cliente. Este tipo de pergunta induz uma análise profunda e o levantamento de questões que são necessárias para formar critérios bem definidos. Não fazemos uma pergunta significativa esperando que a resposta seja simples ou fácil de formular, mas que provoque o nosso cliente a questionar e a refletir sobre diferentes aspectos para poder responder a si próprio em primeiro lugar.

Como formular uma pergunta com sentido?

Ao formular uma pergunta com sentido, o que procuramos é fazer com que o cliente se aperceba de alguns elementos que tende a ignorar naturalmente. Não queremos respostas predefinidas pelo senso comum, mas sim respostas que precisam de ser analisadas em profundidade e discutidas, se necessário. Um exemplo de uma pergunta significativa pode ser: Quais são, na sua opinião, os seus três traços mais negativos que deve trabalhar?

Perguntar ao cliente sobre as suas caraterísticas negativas e forçá-lo a identificar três delas tem um efeito poderoso no processo de auto-descoberta e de indução de autocrítica. Para responder a esta pergunta, o cliente deve dedicar algum tempo a uma auto-perceção honesta, uma vez que é difícil identificar as três caraterísticas, porque o ato de encontrar aspectos negativos em si próprio é extremamente complexo e destruidor do ego.

Dedique tempo suficiente para formular as suas perguntas significativas da melhor forma possível. Tenha em mente o que pretende encorajar no seu cliente e utilize-as como um recurso inteligente para promover o pensamento profundo e a auto-descoberta.

Quantas perguntas significativas posso fazer numa sessão?

Embora a resposta mais simples seja que pode fazer tantas perguntas significativas quantas desejar, há uma realidade que deve ser tida em conta. Ao contrário das perguntas comuns, as perguntas significativas exigem um estado de concentração e um dispêndio de energia muito mais elevados do que as perguntas comuns. Quando o cliente é confrontado com uma pergunta significativa, tem de pôr em jogo toda a sua capacidade de análise sobre assuntos que o podem facilmente esgotar.

Tendo isto em conta, não abuse do número de perguntas deste tipo que faz na mesma sessão, avalie o estado mental do cliente para não o saturar e para não fazer com que os efeitos não sejam os esperados.


perguntas com significado

Transcrição Perguntas significativas para a auto-descoberta



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?