logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Origens e influências do coaching?

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Origens e influências do coaching?


O tema que será abordado neste guia é de vital importância para a compreensão dos fundamentos da disciplina do coaching como profissão. Através de uma breve abordagem às origens do coaching, podemos compreender quais foram os elementos fundamentais que nos permitiram formar uma conceção mais generalizada dos campos de aplicação do coach e da preparação que o coach deve ter para prestar os seus serviços de forma eficaz.

O coaching é uma disciplina que se foi formando ao longo de muitos anos desde as suas origens, pelo que seria uma tarefa extremamente complexa abarcar cada uma das escolas metodológicas que abriram o debate sobre o tema, no entanto, pretendemos delinear os aspectos mais básicos que nos permitem compreender de uma forma geral quais são as influências mais marcantes desta importante profissão.

Origens do coaching

As origens do coaching remontam às análises efectuadas por várias escolas filosóficas da antiguidade, que começaram a apreciar e a discutir os elementos fundamentais que giravam em torno da figura do conselheiro ou do orientador, que trazia a sua experiência em diferentes campos para servir de guia perante os problemas. O coach tinha, evidentemente, funções diferentes das actuais e as barreiras de acesso à profissão exigiam uma formação requintada que se limitava exclusivamente a pessoas das camadas mais altas da sociedade.

O termo coach, que utilizamos atualmente, tem mais a conotação de um formador do que de um conselheiro. O seu nome foi importado dos Estados Unidos, mais especificamente da indústria desportiva, onde um coach é um treinador.

Influências do coaching

Como já foi referido, as influências da profissão de coaching são atribuídas sobretudo ao sector do desporto nos Estados Unidos, mas antes de profissões como a de "life coach" serem aceites como normais, houve uma que desempenhou um papel muito importante. O business coach foi talvez a primeira adaptação do coach desportivo que seria respeitada e abraçada em massa pelo sector empresarial.

O business coach era uma figura que começava a ser vista como necessária, sobretudo para os empresários novatos que precisavam dos serviços de outros mais experientes para os ajudar com os seus conhecimentos quando se tratava de trilhar o difícil caminho do empreendedorismo. Os paralegais, ou consultores jurídicos, foram outro ramo de atividade que cresceu rapidamente e, tal como os business coaches, conseguiram gerar rendimentos e construir um negócio em torno dos seus conhecimentos e experiência no tratamento de questões específicas.

O futuro do coaching

O coaching está em constante evolução e é fácil prever que o futuro da profissão de coaching é muito mais rico do que o presente. Atualmente, é possível prestar serviços de coaching em quase todos os domínios, desde que exista um mercado disposto a pagar por esses serviços e profissionais que estejam dispostos a utilizar os seus conhecimentos em benefício dos outros.

O sistema de ensino moderno está a tornar-se cada vez mais obsoleto, continuamos a formar especialistas em diferentes áreas que têm de enfrentar um mercado de trabalho que ultrapassa em muito os conhecimentos adquiridos teoricamente numa escola. O próprio treinador é uma escola que sabe ligar a teoria e a prática para as fazer convergir numa realidade que se centra na resolução de problemas específicos que só podem ser abordados a partir da experiência.

Com o passar dos anos, continuaremos a assistir a novos sectores do coaching, que se irão inserir na especialização e na identificação dos diferentes problemas que afectam o mercado de trabalho.


origens influencias

Transcrição Origens e influências do coaching?



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?