logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Definir objectivos realistas

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Definir objectivos realistas


As pessoas que encontram o seu objetivo de vida e trabalham nesse sentido tendem a ser mais felizes e menos stressadas. Isto é, se conseguirem não ficar obcecadas com o sucesso a todo o custo e negligenciarem outras áreas da sua vida, ou sacrificarem a sua integridade e saúde pelo caminho.

Neste mundo altamente competitivo, o que predomina na esfera profissional e educativa são os objectivos de desempenho que o levam constantemente a demonstrar as suas capacidades aos outros e a destacar-se no seu ambiente, mas isso não implica saber o que realmente quer. Estes objectivos não representam uma verdadeira bússola para a sua vida.

Não definir as suas próprias metas e objectivos é estar sempre dependente das circunstâncias e dos objectivos dos outros. Isso causa muita ansiedade e detona comportamentos negativos ou maus hábitos como a procrastinação, a crítica constante e a reclamação.

Ter objectivos claros que o guiem promove a mudança e o crescimento pessoal. É uma prática que o capacita e lhe dá uma sensação de controlo sobre o seu destino. Ajuda-o a olhar para o futuro e a ultrapassar as experiências passadas que o retêm.

Importância das metas e dos objectivos

Independentemente do que se pretenda alcançar na vida, uma vez definido, para lá chegar é necessário planeamento. A definição de metas e objectivos é a única forma de o fazer, caso contrário, tudo não passará de sonhos e fantasias.

O principal é descobrir o que se quer ser e o que se quer fazer exatamente, o que não é fácil e requer muita introspeção. É preciso parar o seu ritmo habitual e passar algum tempo a refletir sobre isto, porque se trata de um processo de mudança que exige um forte investimento em si próprio.

Os objectivos devem inspirá-lo, deve ser capaz de acreditar neles o suficiente para manter a motivação ao longo do tempo. É permitir-se sonhar, mas com os olhos bem abertos. A definição de metas claras e concretas ajudá-lo-á a definir os objectivos a atingir. Quanto mais pessoais e realistas forem, mais o impulsionarão para a frente.

As metas são a visão, o que se pretende alcançar a médio ou longo prazo. Os passos que tem de dar para os alcançar são os objectivos. Estes são geralmente de curto prazo e mensuráveis, pelo que quanto mais específicos, melhor. Os objectivos também devem ser realistas, ou seja, realizáveis.

Objectivos de domínio

Os melhores objectivos a estabelecer são os objectivos de domínio. O objetivo destes objectivos é acumular conhecimentos, competências e capacidades. O seu objetivo é o crescimento pessoal, tornar-se uma pessoa melhor. As competências adquiridas com a realização destes objectivos vão ajudá-lo em todas as áreas da sua vida, a alcançar um maior desempenho e estabilidade emocional. São objectivos que, se alcançados, têm impacto na formação da sua personalidade e autoestima.

Por exemplo:

  • Deixar um vício.
  • Deixar de mentir.
  • Dominar uma emoção que o prejudica a si e aos outros.
  • Ter um estilo de vida mais saudável.
  • Mudar os padrões de pensamento que impedem o seu auto-aperfeiçoamento ou prejudicam as suas interações sociais.
  • Trabalhar a sua empatia.
  • Trabalhar as suas capacidades de liderança.

Formas de definir metas e objectivos

É provável que já tenha tentado definir metas para atingir o objetivo que deseja alcançar, mas por uma razão ou outra não funcionou e acabou por abandonar as suas resoluções. Eis algumas dicas a ter em conta na definição de metas e objectivos.

Em geral, para os objectivos, é útil

  • Avalie os seus objectivos de forma positiva: ao pensar nos seus objectivos de forma positiva, aumenta as suas hipóteses de os alcançar. Por exemplo, quero ser saudável em vez de preciso de fazer exercício, ou preciso de perder 10 quilos. Desta forma, haverá sempre um valor mais elevado, apesar do resultado.
  • Estabeleça objectivos para toda a sua vida: não se concentre apenas numa área da sua vida, por exemplo, concentre-se apenas na sua vida profissional e negligencie a sua vida pessoal.
  • Procure ajuda se necessário: não temos de fazer tudo sozinhos. Ter alguém que nos motive, nos empurre e nos responsabilize pelo cumprimento dos nossos planos e da nossa organização torna-nos mais eficientes e torna a viagem mais agradável.

Para os objectivos, é útil utilizar o conhecido sistema SMART:

  • Torná-los específicos: ajuda a ter mais controlo, atribuindo-lhes tempo e recursos. O que quer alcançar, porquê, quanto tempo vai demorar, quem o pode ajudar, etc.
  • Seja realista: pode alcançá-los com os recursos de que dispõe atualmente ou reconhecer claramente se precisa de outros. Tenha em conta os pontos fortes e fracos. É aconselhável que sejam poucos mas bem definidos e não tantos que não os consiga alcançar ou que fique sobrecarregado. Desta forma, é possível manter a motivaçã


objectivos realistas

Transcrição Definir objectivos realistas



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?