logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Gerir a sua auto-perceção de forma positiva

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Gerir a sua auto-perceção de forma positiva


A forma como nos percepcionamos e valorizamos diz muito sobre a nossa visão e autoestima. Por um lado, é positivo que sejamos críticos em relação a nós próprios, se quisermos saber quais os aspectos que temos de trabalhar para o nosso desenvolvimento pessoal, mas também é importante que esta visão crítica seja tomada de uma perspetiva positiva e que seja feita numa perspetiva de auto-aperfeiçoamento, uma vez que o nosso objetivo não é sentirmo-nos mal connosco próprios, mas sim aprender mais sobre a nossa personalidade e a forma como interagimos com o nosso ambiente.

Durante o desenvolvimento deste guia, iremos abordar o tema da auto-perceção e a importância de a praticarmos de um ponto de vista positivo.

O que é a auto-perceção?

A auto-perceção não é mais do que a forma como nos percepcionamos a nós próprios, ou seja, os critérios que temos sobre a nossa personalidade, as nossas aptidões, pontos fortes e fracos. Da mesma forma que somos capazes de formar uma opinião sobre as outras pessoas e formar uma imagem das suas caraterísticas ou traços de personalidade mais notáveis, também fazemos o mesmo connosco, com base naquilo que apreciamos e acreditamos que somos.

A auto-perceção de cada pessoa nem sempre é coerente com a realidade, o ato de se perceber a si próprio pode ser enviesado por muitos factores, onde intervêm naturalmente a autoestima, o grupo social em que nos encontramos, o nosso estado de espírito, entre outros factores. O mesmo acontece quando formamos uma imagem de outra pessoa, essa imagem é formada com base nas nossas experiências pessoais no intercâmbio com essa pessoa, mas isso não significa que a imagem que temos seja a mais exacta da realidade ou a que a maioria das pessoas tem.

Praticar a auto-perceção de uma forma positiva

Quando apelamos à prática de uma auto-perceção positiva, referimo-nos à necessidade de manter um estado de espírito adequado, em equilíbrio com a forma como nos julgamos e nos esforçamos por superar as nossas fraquezas. A auto-perceção deve ser feita com objectivos cognitivos, procuramos saber mais sobre nós próprios e aprender a conhecer-nos para trabalhar no desenvolvimento das nossas capacidades.

Dito isto, este exercício não deve levar-nos a sentirmo-nos mal connosco próprios ou a cair num estado de ansiedade ou frustração devido à situação em que nos encontramos no momento. Não se esqueça que estar concentrado no auto-aperfeiçoamento é uma razão muito importante para se sentir bem consigo mesmo, a maioria das pessoas nem sequer pensa em como pode construir uma versão melhor do que é atualmente.

A auto-perceção é uma ferramenta de conhecimento

Como já foi referido, a auto-perceção é uma ferramenta para o conhecimento, não para nos julgarmos ou repreendermos pelos erros que cometemos. Através da auto-perceção, procuramos saber mais sobre nós próprios, para formar uma imagem abrangente de cada um dos nossos traços de personalidade, como se estivéssemos a observar outra pessoa que está a interagir connosco.

Todas as pessoas que interagem connosco diariamente têm uma perceção de quem somos, o problema é que, devido à educação e ao senso comum, não nos dirão honestamente como nos apreciam e o que pensam de nós, e é por isso que saber como nos percepcionarmos a partir de uma visão tão neutra quanto possível será útil para sabermos mais sobre nós próprios e compreendermos o impacto que as nossas acções têm naqueles com quem interagimos diariamente.


conducao positiva auto percecao

Transcrição Gerir a sua auto-perceção de forma positiva



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?