logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Poder, responsabilidade e resultados

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Poder, responsabilidade e resultados


O coaching é uma relação de trabalho. Não é algo que acontece espontaneamente. É um compromisso que se assume com uma pessoa ou organização para alcançar um resultado e, nesse processo, ocorre uma transformação que melhora a qualidade de vida e o desempenho do coachee.

Como coach, tem de estar disposto a trabalhar, a envolver-se, a mostrar vontade e a partilhar a responsabilidade pelo resultado. É uma via de dois sentidos.

Os trabalhadores que declararam dar menos de 50% das suas capacidades referem várias razões, para além do salário, as principais insatisfações estão relacionadas com más condições de trabalho, falta de poder e autonomia, falta de reconhecimento, falta de oportunidades de crescimento profissional, planos de formação deficientes, trabalho rotineiro sem desafios e falta de comunicação.

Estas situações frustram-nos e não se sentem motivados para desempenhar as tarefas que lhes são atribuídas. Não existe um verdadeiro empenhamento na organização. Como o capital humano é o principal responsável pela produtividade, é normal que os serviços de coaching sejam muito procurados atualmente.

O poder do coaching

De acordo com a Real Academia Espanhola (RAE), poder é: Ter a faculdade ou o poder de fazer algo / Ter a facilidade, o tempo ou o lugar para fazer algo / Ter mais força do que alguém.

E o dicionário Oxford Languages refere-se a poder como:

  • Ter a capacidade ou o poder de fazer uma determinada coisa / Estar em condições de fazer uma determinada coisa porque não há nada que o impeça.
  • Os sinónimos de poder incluem: força, vigor, capacidade, habilidade, possibilidade, poderio.
  • Pode também referir-se à capacidade de uma pessoa influenciar o comportamento dos outros.

O poder enquanto tal não tem de ter uma conotação negativa, embora esteja muitas vezes associado a excessos, abusos, despotismo, opressão e submissão, dependendo das estratégias utilizadas pelos líderes e gestores para influenciar os seus subordinados.

Cada pessoa tem a sua própria conceção do que é o poder, em função da sua formação, educação e experiência. É necessário refletir e encontrar uma fórmula pessoal, uma definição pessoal do que é o poder e retirar daí a força necessária para atingir os nossos objectivos com sucesso e independência. É o que se designa por empowerment. A confiança e a autoestima elevada são factores-chave que o coaching trabalha. Ter esse poder não implica tirá-lo aos outros.

Convencermo-nos de que temos capacidade para ultrapassar obstáculos e sermos bem sucedidos. Isto aplica-se tanto ao coach como ao coachee.

A forma como um coach avalia e considera as situações é inestimável. A sua personalidade e o seu dinamismo, o seu objetivo de melhorar e de obter resultados tangíveis é uma das caraterísticas que o podem separar da concorrência e atrair clientes; porque sabe que tem o poder de os ajudar.

Esta confiança deve ser transmitida ao coachee e trabalhar para a desenvolver em cada ação planeada. Um dos fundamentos do coaching é reconhecer que a mente é a maior fonte de interferência. Ter uma atitude de "eu consigo" e trabalhar os obstáculos internos à capacitação.

Responsabilidade no coaching

A responsabilidade é um valor que constrói confiança e proporciona paz de espírito nos relacionamentos. Implica que a pessoa presta atenção ao que faz ou decide e que monitoriza o resultado. O estabelecimento de responsabilidade determina o papel que cada pessoa desempenhará nas acções tomadas, a extensão do seu envolvimento e implica o reconhecimento das consequências.

O processo de coaching requer uma interação e comunicação contínuas entre os intervenientes. A responsabilidade pelo resultado é partilhada entre o coach e o coachee; o fracasso de um é o fracasso do outro.

O coach deve estar disposto a dar 100% da sua capacidade e assumir a responsabilidade. Especialmente no mundo dos negócios, que é um ambiente altamente competitivo e a sobrevivência da empresa depende da realização de objectivos.

Cabe ao coach identificar as lições e tirar partido da experiência adquirida para que o coachee enfrente as situações futuras com uma melhor preparação e uma atitude o mais positiva possível.

Resultados do coaching

Quando nos comprometemos com uma pessoa ou uma organização, assumimos uma responsabilidade e temos o dever de apresentar resultados. Dito isto, a principal preocupação do coach tem de ser a pessoa que tem a seu cargo.

O coach deve estar sempre consciente do efeito que o processo tem sobre o coachee, de modo a que a saúde ou o bem-estar do coachee não sejam sacrificados em prol do cumprimento cego dos objectivos acordados.

Eis alguns elementos do processo de coaching que podem ajudar a obter melhores resultados:

  • Identificar o problema, obstáculo ou situação que está a impedir o progresso.
  • Descobrir a origem do problema e as suas possíveis causas.
  • Verificar as expectativas do coachee sobre os resultados do processo.
  • Manter uma observação, um acompanhamento e uma comunicação constantes com o coachee.
  • Escutar e mostrar empatia.
  • Destacar os aspectos positivos e os pontos fortes do cliente.

Estas questões são elucidadas ao longo das sessões. No início do processo, quando a relação está estabelecida, as partes chegam a um acordo. Encontram o ponto de partida e determinam o objetivo que pretendem alcançar. Nesta fase inicial é importante estabelecer um nível de confiança e cumplicidade, para confirmar se serão uma boa equipa.

O processo está dividido em fases que se desenvolvem num determinado número de sessões (de 4 a 10), pelo que deve ser seguida uma metodologia rigorosa. Isto não invalida o facto de ser personalizado e suficientemente flexível para se adaptar às necessidades do coachee.

Independentemente do método e das ferramentas escolhidos, as possibilidades são inúmeras, mas os objectivos devem ser claramente definidos. Devem ser específicos, realistas e mensuráveis. O tempo que será necessário para os alcançar também deve ser registado no plano de ação. Tudo deve ser pormenorizado para evitar mal-entendidos. A capacidade de análise e observação do coach é fundamental. No final do processo, deve haver um balanço do que foi alcançado e aprendido. Um fator que diferencia o coaching de outros serviços é que o cliente deve aplicar o auto-coaching em situações futuras.

Benefícios do coaching empresarial

O processo de coaching acelera o crescimento pessoal e, consequentemente, beneficia diretamente a empresa, que passa a contar com pessoas mais preparadas, motivadas e satisfeitas. Alguns dos benefícios de contratar um serviço de coaching são:

  • Identifica as causas do mau desempenho e dos comportamentos contraproducentes.
  • Aumenta o desempenho dos colaboradores, pois trabalha as motivações.
  • Descobre novas competências nas pessoas e desenvolve estratégias para as desenvolver.
  • Aumenta a produtividade da empresa.
  • Desenvolve competências de liderança e de trabalho em equipa.
  • Melhora a comunicação e as relações interpessoais entre os colaboradores.
  • Promove uma cultura de formação e aprendizagem na empresa.
  • Oferece ferramentas para enfrentar situações de mudança e incerteza.


poder responsabilidade resultado

Transcrição Poder, responsabilidade e resultados



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?