logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

A falta de conhecimentos no mundo dos negócios - coaching empresarial

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
A falta de conhecimentos no mundo dos negócios - coaching empresarial


A falta de conhecimentos no mundo dos negócios - coaching empresarial

Atualmente, existe muita informação na Internet sobre como começar um negócio. Existem webinars, especialistas que partilham as suas experiências, livros brancos, ferramentas gratuitas ou pagas para gerir uma empresa e muitos outros recursos. Também é possível ver o que a concorrência está a fazer em tempo real e aceder a ferramentas avançadas para estudos de mercado e campanhas de marketing em linha. Ainda assim, estatisticamente, as novas empresas têm uma elevada taxa de insucesso nos primeiros 3 anos.

A maioria dos empresários não procura apenas a independência e a melhoria das suas finanças, mas também a paixão pelo seu projeto. São muitas vezes bons profissionais na sua área, mas desconhecem frequentemente os aspectos gerais da gestão de uma empresa. Subestimam a responsabilidade, os papéis que terão de assumir e o tempo que será necessário. Ninguém quer falhar e muitos têm medo de cometer erros.

Causas mais comuns do insucesso empresarial

As causas mais comuns do insucesso empresarial incluem:

  • Não concretizar a ideia de negócio: conceitos fundamentais como a missão, o cliente ideal, o produto ou serviço, a concorrência e a visão a longo prazo nem sempre são tidos em conta ou executados corretamente.
  • Quem é o público-alvo? Onde está o seu cliente ideal e o que é que ele procura? Quanto é que ele está disposto a pagar? Quais são os benefícios do seu produto ou serviço? Quem é a sua concorrência direta? O que é que a sua concorrência faz bem e mal? Onde é que quer estar daqui a 5 ou 10 anos? O que é que precisa de ter em conta para lá chegar?
  • Má escolha do sector: é vital pesquisar o sector em que a empresa se vai desenvolver, analisar a experiência que tem e determinar se há espaço para se posicionar.
  • Não fazer uma análise SWOT: não avaliar corretamente os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da empresa, ou não utilizar essa análise para planear eficazmente. É também crucial que o empresário avalie as suas próprias aptidões e competências.

Problemas de planeamento:

  • Não planear detalhadamente os custos e as despesas, sobrestimar as receitas.
  • Não ter planos alternativos para várias situações.
  • Não planear em pormenor as estratégias a seguir.
  • Não controlar o orçamento.

Falta de financiamento: não obter o financiamento adequado a tempo.

Falta de conhecimentos administrativos: não estar preparado para gerir a empresa em áreas fundamentais como as finanças e a contabilidade.

Má empresa: se não está a começar sozinho, certifique-se de que a equipa ou os sócios são competentes e sabem trabalhar em equipa. Tenha cuidado com a entrada de sócios ou investidores.

Subestimar a necessidade de marketing: mesmo que o seu produto ou serviço tenha qualidade, não se venderá sozinho. É necessário investir tempo, dinheiro e recursos em marketing.

Exaustão: terá de dedicar muito tempo e energia ao negócio por um período de tempo indefinido.

Falta de atenção ao cliente: ignorar as queixas, não adaptar os produtos ou serviços ao cliente e não trabalhar na fidelização do cliente pode custar caro num ambiente competitivo.

Estagnação: manter-se atualizado e adaptar-se às novas tendências é fundamental para a evolução da empresa.

Procurar ajuda, se necessário

Começar uma empresa do zero não é fácil. As pessoas tendem a lidar com os problemas apenas quando estão em cima deles, em vez de serem proactivas.

Ter a opinião de alguém com mais experiência, ter apoio, resolver dúvidas ou subcontratar um serviço específico pode poupar tempo e evitar erros dispendiosos. Muitos empresários consideram que este é um investimento que vale a pena.

Se precisa de alguém que o oriente e partilhe a sua experiência, pode optar por uma tutoria. Se preferir um especialista para gerir uma área específica, uma consultoria pode ser a solução. E se ainda não sabe bem o que quer ou como o conseguir, um bom coaching ajudá-lo-á a encontrar o seu caminho.

O importante é ser consistente e persistente. Não desanime nem se deixe abater. Se falhar desta vez, aprenderá com a experiência e haverá outra oportunidade para tentar de novo.

Publicações recentes