Transcrição Indicadores de Competência ICF (Ética, Acordo, Confiança, Presença)
Avaliando as Competências Fundamentais
Para cada uma das competências-chave que um coach precisa dominar, a International Coaching Federation (ICF) estabeleceu uma série de indicadores observáveis.
Esses indicadores descrevem comportamentos específicos que demonstram a aplicação eficaz de cada competência na prática.
A seguir, detalhamos os indicadores correspondentes às quatro primeiras competências fundamentais: Adesão ao Código Deontológico e Padrões Profissionais, Estabelecimento do Acordo de Coaching, Estabelecimento de Confiança e Intimidade e Presença no Coaching.
A utilização destes indicadores permitirá avaliar em que medida possui ou precisa de melhorar cada uma destas áreas cruciais.
Indicadores de Adesão ao Código Deontológico e Padrões Profissionais
Demonstra compreensão dos padrões de conduta da ICF e os aplica em seu comportamento. Entende e respeita o código deontológico em sua totalidade.
Comunica claramente ao cliente as distinções entre coaching, consultoria, psicoterapia e outras profissões de apoio.
Encaminha o cliente a outro profissional de apoio quando a situação assim o exige, reconhecendo os limites do coaching.
Indicadores de Estabelecimento do Acordo de Coaching
Compreende e discute eficazmente com o cliente as linhas gerais e os parâmetros específicos da relação de coaching.
Isto inclui aspetos logísticos, honorários, marcação de consultas e a possível participação de terceiros.
Chega a acordos claros sobre o que é e o que não é apropriado dentro da relação, o que é oferecido e o que não é, e as responsabilidades respectivas do coach e do cliente.
Determine se o seu método e estilo de coaching se adaptam adequadamente às necessidades específicas do cliente.
Indicadores de estabelecimento de confiança e intimidade com o cliente
Mostre um interesse genuíno pelo bem-estar e pelo futuro do cliente. Demonstre continuamente integridade pessoal, honestidade e sinceridade na interação.
Estabelece acordos claros e cumpre as promessas feitas ao cliente. Demonstra respeito pelas perceções, estilo de aprendizagem e maneira única de ser do cliente.
Apoia e incentiva constantemente o cliente a explorar novos comportamentos e ações, incluindo aqueles que envolvem assumir riscos ou enfrentar o medo do fracasso.
Pede permissão explícita ao cliente antes de abordar temas que possam ser delicados ou novos para ele.
Indicadores de Presença no Coaching
Esteja presente e demonstre flexibilidade durante o processo de coaching, agindo de forma espontânea e adaptada ao momento.
Utiliza a sua intuição e confia no seu conhecimento interno, aplicando-o ao serviço do cliente. Reconhece abertamente que não sabe tudo e está disposto a explorar junto com o cliente.
Está disposto a correr riscos calculados na conversa e a experimentar. Vê várias maneiras de trabalhar com o cliente e escolhe, a cada momento, a que considera mais eficaz.
Muda de perspetiva com segurança quando necessário e experimenta novas alternativas às suas próprias ações.
Demonstra confiança ao lidar com emoções fortes e mantém o autocontrolo, sem se deixar dominar pelas emoções do cliente.
Questionar com força (perguntas poderosas): a capacidade de fazer perguntas que revelem as informações necessárias para o máximo benefício da relação de coaching e do cliente.
Comunicação Direta: A capacidade de se comunicar eficazmente durante as sessões de coaching e usar uma linguagem que tenha o maior impacto positivo no cliente.
Criar Consciência: A capacidade de integrar e avaliar com precisão múltiplas fontes de informação e fazer interpretações que ajudem o cliente a ganhar consciência e, portanto, a alcançar os resultados acordados.
Conceber as ações: A capacidade de criar com o cliente oportunidades de aprendizagem contínua, durante o coaching e em situações de trabalho/vida, e de empreender novas ações que conduzam da forma mais eficaz aos resultados acordados no coaching.
Planear e definir os objetivos: A capacidade de desenvolver e manter um plano de coaching eficaz com o cliente.
Gerir
indicadores de competencia icf etica acordo confianca presenca