Transcrição Identidade e valores da marca do centro
Diferenciação institucional e filosofia educativa
Num ambiente educativo cada vez mais competitivo, marcado por fatores como a baixa natalidade e a multiplicidade de ofertas, os centros educativos devem trabalhar a sua identidade como se fosse uma «marca» de valor.
Isto não implica mercantilizar a educação, mas ter clara a proposta de valor única que a instituição oferece.
Os valores da marca não são apenas o logótipo ou o slogan, mas a filosofia viva que se respira nos corredores e nas salas de aula.
O que torna esta escola diferente da escola da rua ao lado? É a excelência académica, a atenção à diversidade, a educação em valores ou a inovação tecnológica?
A liderança educativa deve encarregar-se de definir, comunicar e, acima de tudo, incorporar esses valores.
Se um centro se define pela «proximidade», a equipa de gestão deve ser acessível; se se define pela «inovação», não pode gerir com burocracia obsoleta.
A coerência entre o que se diz ser e o que realmente se faz é o que constrói a reputação e a confiança das famílias.
Definir essa identidade ajuda a atrair o perfil de famílias e professores que estão em sintonia com essa visão, criando uma comunidade mais harmoniosa e satisfeita.
O aluno como «produto de valor» do projeto educativo
De uma perspectiva de gestão estratégica, o resultado final de todo o esforço educativo é o aluno que se forma.
Em termos de identidade institucional, o aluno formado é o melhor embaixador da instituição.
O «produto de valor» não é um boletim escolar, mas sim a qualidade humana e as competências da pessoa que sai pela porta ao terminar a sua etapa escolar.
O prestígio de uma instituição é construído com base no desempenho dos seus ex-alunos na sociedade e no mercado de trabalho.
Portanto, a liderança deve concentrar todos os recursos em garantir que esse perfil de saída cumpra as promessas feitas às famílias.
Isso implica conceber um currículo e experiências vitais que dotem o aluno das ferramentas necessárias (resiliência, ética, capacidade crítica) para ter sucesso na vida.
Quando a instituição de ensino se concentra em «produzir» cidadãos íntegros e c
identidade e valores da marca do centro