Transcrição Recursos humanos
Os trabalhadores envolvidos na produção, venda e distribuição de alimentos devem estar conscientes do impacto que os alergénios alimentares podem ter e da necessidade de gerir os riscos que lhes estão associados.
O pessoal não diretamente envolvido na produção de alimentos deve receber a formação específica necessária para o correto desempenho das suas actividades, em função das suas responsabilidades neste domínio.
Todos os trabalhadores devem ser sensibilizados para as medidas a tomar para reduzir o risco de contaminação cruzada com alergénios e ser encorajados a tomar medidas imediatas se suspeitarem de um risco de contaminação.
Durante o período de formação inicial, devem ser ministrados cursos de formação sobre alergénios a todos os novos trabalhadores e a formação de reciclagem deve ser repetida periodicamente, de preferência anualmente, e todos os visitantes devem ser informados sobre as instruções corretas a adotar, seguindo as boas práticas de fabrico de alimentos.
Os planos de formação e sensibilização devem conter:
- Informações gerais sobre os alergénios.
- Compreensão da presença de alergénios nos ingredientes e matérias-primas.
- Informação sobre os perigos e riscos associados aos alergénios.
- Medidas para a conceção de instalações e equipamento, tendo em conta os alergénios.
- Procedimentos de armazenamento de matérias-primas e produtos.
- Como devem ser implementadas as boas práticas de fabrico (BPF), etc.
Devido à falta de higiene do pessoal ou das instalações de produção, a saúde dos alimentos é posta em perigo, uma vez que o risco de contaminação cruzada com alergénios aumenta.
Estes aspectos devem ser tidos em conta para um melhor controlo dos alergénios:
- O risco de mediação das pessoas como fonte de contaminação deve ser tido em conta.
- Além disso, é necessário fornecer vestuário de trabalho adequado para áreas específicas de tratamento de alergénios ou onde o risco de contaminação cruzada pelo vestuário é mais elevado.
- Os trabalhadores não podem trazer alimentos ou bebidas para o local de produção.
- Todas as pessoas que entram nas instalações, quer sejam contratadas ou visitantes, devem cumprir todas as normas de BPF que lhes são fornecidas.
- Deve ser designada uma pessoa na empresa que será responsável por garantir que todo o pessoal compreende e cumpre as BPF.
recursos humanos