logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Test de inteligência

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Test de inteligência


Os testes de inteligência estão hoje em dia acessíveis a qualquer pessoa, a Internet está cheia de testes gratuitos que permitem medir a inteligência através da realização de pequenos testes num sítio Web, onde os resultados são automaticamente apresentados com uma breve descrição dos mesmos. O que no início parecia ser algo exclusivo de um laboratório ou de terapias especiais com psicólogos, hoje é tão comum como encontrar um sudoku.

Isto tem as suas nuances, embora seja importante que a informação seja democratizada, pode ser perigoso se não implementarmos certos filtros antes de efetuar o teste, porque estamos sujeitos à possibilidade de encontrar um teste falso ou um teste realizado arbitrariamente para contribuir com conteúdo para uma página.

Vamos agora analisar brevemente esta questão, a fim de descrever as suas bases.

Definição

Um teste de inteligência é um teste que procura medir o grau de inteligência numa escala ampla, que vai desde padrões de total incapacidade de comunicar ou de ter um pensamento minimamente lógico ou racional até níveis de genialidade excecional. O teste de QI, teste de QI ou teste de QI, como também são conhecidos, apresenta um valor estimado. Este valor é dado após medir a nossa capacidade de resolução de problemas, ou seja, procura saber até que ponto somos bons a tomar decisões e a criar raciocínios a partir da lógica para enfrentar uma determinada solução e resolver um determinado problema.

O QI é a nossa capacidade cognitiva, não é um teste de conhecimentos, mas sim um teste de inteligência. Factores como a memória, a análise, a compreensão, entre outros, são medidos nestes testes. O número 100 é tido como o indicativo da média, ao contrário das escalas convencionais onde definimos os resultados de 1 a 100, aqui o 100 será um resultado acima da média, pelo que qualquer valor abaixo de 100 representará que o sujeito tem uma inteligência inferior ao normal, o que não significa que tenha algum atraso, para isso devemos atender aos diferentes intervalos para perceber qual o grau de capacidade cognitiva do sujeito.

Importância

Os testes de inteligência não servem apenas para satisfazer a nossa curiosidade, têm utilizações práticas muito importantes. São necessários nos processos de seleção para organizações ou entidades que exigem um mínimo de aptidão cognitiva. Ao mesmo tempo, é uma ferramenta essencial nos processos de prova judicial, quando é necessário saber se o sujeito que cometeu o crime é capaz de compreender o alcance das suas acções, uma vez que, na maioria dos códigos penais, a capacidade intelectual serve como isenção de responsabilidade ou como circunstância agravante no caso da vítima.

Os testes de inteligência são amplamente utilizados nos sistemas educativos quando é necessário determinar se um aluno precisa ou não de ser assistido pela educação especial. Do ponto de vista clínico, permite-nos excluir atrasos mentais, problemas cognitivos, entre outros. É um instrumento de teste que, embora não seja 100% fiável, tem uma margem de eficácia bastante aceitável. A utilização de testes de inteligência pode ser incorporada em quase todos os domínios em que os recursos humanos desempenham um papel importante, uma vez que servem de filtro para saber se o pessoal que pretendemos contratar é adequado para realizar uma determinada tarefa, que, devido às condições especiais dessa tarefa, requer uma pessoa com um elevado nível cognitivo.


teste inteligencia

Transcrição Test de inteligência



Publicações Recentes de tecnicas estudo

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?