logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Os números

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Os números


Para além das técnicas clássicas de estudo e aprendizagem, existe uma série de técnicas de apoio que procuram complementar eficazmente alguns dos nossos métodos de estudo. Para isso, apresentam-se como recursos simples que podem ser integrados em quase todos os conteúdos que temos de estudar, alguns deles ajudam a ordenar, estruturar ou recordar mais facilmente.

A técnica de apoio que vamos estudar a seguir é a utilização dos números como método de ordenação e memorização de ideias. Vamos aprofundar a utilização desta técnica, dando-lhe algumas recomendações para que a possa desenvolver mais eficazmente durante as suas sessões de estudo.

A utilização dos números para estruturar ideias e conceitos

A técnica de utilização dos números nos estudos tem múltiplas aplicações, a primeira das quais se baseia na sua utilidade para ordenar e estruturar ideias. Os números são habitualmente utilizados para estabelecer uma ordem lógica, quer de acontecimentos, quer de elementos a desenvolver. Quando procuramos refletir uma ordem coerente de ideias, podemos organizá-las para transmitir a mensagem de forma estruturada, de modo a que o nosso recetor possa processar a informação mais facilmente.

Seguindo esta ideia, podemos processar conceitos complexos separando e enumerando as ideias, o que nos permite efetuar uma análise por partes, desvendando os conteúdos de forma independente, facilitando ao nosso cérebro o processamento posterior da informação.

A utilização dos números para memorizar

Outra das grandes aplicações que os números têm no estudo é facilitar o processo de memorização. Quando listamos os elementos que temos de memorizar, é mais fácil lembrarmo-nos se nos esquecermos de algum deles. É muito mais eficaz se associarmos o número ao grau de importância da ideia, pois isso permitir-nos-á relacionar mais facilmente a ideia com o número que lhe atribuímos.

Para exemplificar o que foi dito acima, vamos supor que tentamos memorizar a biografia de uma personalidade que temos de descrever na aula, digamos que é um escritor famoso, para isso dividimos as ideias principais que procuramos desenvolver e atribuímos números com uma certa ordem de hierarquia, onde por exemplo:

  • É a data e local de nascimento e morte.
  • Família
  • Três obras principais
  • Prémios
  • Problemas

Com esta estrutura simples, temos uma informação muito resumida que nos permitirá estruturar as ideias mais facilmente. Já sabemos que há 5 elementos que temos de tratar, sendo que para nós o mais importante é começar pelos seus dados pessoais e familiares, depois passar às suas obras principais, que são três e fizemos coincidir intencionalmente este elemento com o número três para facilitar a associação, e depois continuar com os prémios e problemas que a sua carreira literária teve.

Se tiver de memorizar um conceito, pode dividi-lo no maior número possível de elementos e depois atribuir números que façam alus


numeros

Transcrição Os números



Publicações Recentes de tecnicas estudo

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?