Transcrição Leitura diagonal
A leitura é uma das tarefas que mais temos de fazer quando estamos a estudar, em muitas ocasiões recebemos grandes quantidades de livros que temos de processar em poucas horas, seja para assimilar o seu conteúdo ou porque temos de fazer relatórios ou tarefas relacionadas com eles.
A leitura é uma competência que se desenvolve ao longo do tempo, à medida que avançamos nas diferentes etapas dos nossos estudos, e a repetição deste hábito fornece-nos ferramentas que aceleram o processo de leitura e melhoram a compreensão. Assim, regra geral, um estudante universitário pode ler mais páginas do que um estudante do ensino secundário, utilizando ambos o mesmo tempo.
Entre os tipos de leitura, há um que se destaca pela aparente rapidez com que pode ser executado. A leitura diagonal, que estudaremos no guia seguinte, onde lhe forneceremos os aspectos básicos que lhe permitirão compreendê-la, caso pretenda desenvolvê-la.
O que é a leitura diagonal?
A leitura diagonal promete que será capaz de ler qualquer coisa muito mais rapidamente. A sua técnica centra-se puramente na leitura ágil e rápida, pelo que, se a falta de tempo for um problema, pode ser um recurso interessante a que recorrer para sair de apuros. A sua essência baseia-se na possibilidade de percorrer todo o conteúdo oferecido pela página através de uma visualização rápida, é como dar uma olhadela sem se aprofundar.
A razão do seu nome é que o leitor deve ler o texto na diagonal, começando no canto superior esquerdo e terminando no canto inferior direito. Tem de prestar atenção a todo o conteúdo quase ao mesmo tempo, detendo-se um pouco nas palavras destacadas, que podem chamar a atenção de alguma forma, talvez num conceito e pouco mais. A dificuldade está em processar toda a informação de forma eficiente para ter uma ideia geral do que se leu, para entender e compreender o texto.
A leitura diagonal surge normalmente como resultado de uma evolução da capacidade do leitor, nem toda a gente consegue ler desta forma e compreender parte do que lê, as pessoas que têm esta capacidade normalmente lêem muito e lêem bem. No entanto, é tudo uma questão de prática, e se utilizar este método repetidamente, é provável que o domine eficazmente.
Recomendações
Há algumas coisas que devemos salientar. Embora tenhamos dito anteriormente que a leitura diagonal prometia que poderíamos ler qualquer coisa num tempo muito mais curto, não é recomendada para qualquer tipo de texto. A leitura rápida é útil para um esboço rápido de informação num curto período de tempo, mas é pr
leitura diagonal