Transcrição Técnica auditiva
Mais do que uma técnica de estudo, o que oferecemos a seguir é uma variante de aprendizagem que não é para todos os tipos de pessoas. Ao contrário de outras técnicas de estudo, esta não tem como objetivo aumentar a retenção de conhecimentos ou que se aprenda mais rápido e mais facilmente, apenas procura oferecer uma variante de estudo muito útil para certos tipos de pessoas, que dadas as suas condições pessoais podem tirar muito proveito dela.
A técnica a que nos estamos a referir chama-se "Técnica Auditiva", fruto do progresso tecnológico e ajustada aos novos modelos de aprendizagem. A seguir, veremos em que consiste esta técnica e os diferentes tipos de aplicações que pode encontrar nela, tudo com o objetivo de lhe fornecer os elementos necessários para determinar se é ou não adequada para os seus estudos.
Em que é que consiste?
A técnica auditiva consiste em substituir a leitura pelo áudio, baseia-se na incorporação de conhecimentos através da audição, para que possamos rever os conteúdos sem ter de parar para ler, cansar a vista ou interromper outras tarefas quotidianas. Como dissemos, não é uma técnica para todos os tipos de pessoas, a leitura tem muitas vantagens que não podem ser compensadas pela audição, permite-nos corrigir a ortografia, rever a escrita de certas palavras e melhorar a nossa compreensão e agilidade na leitura.
Se já ouviu falar de audiolivros, será fácil para si compreender em que consiste a técnica áudio. Trata-se de um novo modelo que optimiza o tempo e permite obter grandes quantidades de informação num curto espaço de tempo e com menos esforço.
Formas de aplicação
Muitos estudantes, sobretudo a nível universitário, decidem deixar de tomar notas nas aulas. Muitos simplesmente não gostam de escrever e preferem ouvir as explicações do professor sem perder tempo a tirar apontamentos. Para este tipo de alunos, recomendamos, com a autorização prévia do professor, que gravem as aulas com um gravador normal, como o que vem incorporado em qualquer telemóvel.
Isto permitir-lhe-á, uma vez que não tem os apontamentos da aula, poder rever os conteúdos mais tarde, com a vantagem de os poder ter de forma integrada.
Outro caso muito comum é o de não ter tempo suficiente para ler artigos ou livros longos. Nestes casos, pode utilizar diferentes leitores gratuitos, disponíveis na Internet, que lerão o texto por si, enquanto apenas tem de o ouvir como se fosse uma canção. Desta forma, pode utilizar o método multitarefa, em que pode fazer outras actividades enquanto lê o conteúdo que tinha de ler. Isto também lhe permitirá terminar os s
auditivo