Transcrição Gestão de situações hostis
Perguntas inadequadas ou agressivas
_x000D_Às vezes, o orador pode enfrentar perguntas que não buscam informação, mas sim provocar, ou que são excessivamente pessoais ou inadequadas.
_x000D_Perante uma pergunta inadequada, o segredo é manter a calma e estabelecer limites com cortesia, mas firmeza. Não se deve cair na armadilha de responder emocionalmente.
_x000D_Pode-se usar fórmulas elegantes como "Esse assunto é muito pessoal e prefiro não abordá-lo aqui" ou "Acho que essa discussão se afasta do objetivo desta reunião".
_x000D_Se a pessoa insistir, o orador tem o direito e a autoridade de ser mais direto, indicando que a pergunta não é pertinente para o fórum atual ou que incomoda o andamento do evento.
_x000D_Em casos de perguntas agressivas ("Por que devemos acreditar em você?"), pode-se responder validando a emoção subjacente sem aceitar a premissa do ataque, ou simplesmente indicando que esse tipo de questionamento não agrega valor ao grupo.
_x000D_O participante que interrompe constantemente
_x000D_O "atirador" ou participante que interrompe repetidamente quebra o ritmo e sequestra a atenção. Para lidar com isso, não é necessário entrar em conflito direto.
_x000D_A primeira estratégia é agradecer o seu entusiasmo, mas lembrá-lo das regras do jogo: «Agradeço a sua participação, mas temos um tempo limitado e precisamos avançar; vamos deixar as perguntas restantes para o final».
_x000D_Se o comportamento persistir, o orador pode aproximar-se fisicamente da pessoa (se o espaço permitir) ou dirigir-se a ela exclusivamente para dizer: «Preciso continuar com a apresentação para respeitar o tempo de todos os outros. Podemos conversar a sós quando terminarmos».
_x000D_Isto isola o comportamento perturbador e coloca o resto da audiência do lado do orador, protegendo o fluxo da sessão.
_x000D_O que fazer se alguém sair ou adormecer
_x000D_Ver alguém levantar-se e sair, ou cochilar, pode ser um golpe para o ego do orador.
_x000D_No entanto, a regra é não levar para o lado pessoal nem interromper o discurso para abordar o assunto.
_x000D_A pessoa que sai pode ter uma emergência, e a que dorme pode ter tido uma noite ruim.
_x000D_O orador deve manter a sua energia e foco naqueles que estão prestando atenção.
_x000D_Se observar uma desconexão generalizada, então é hora
gestao de situacoes hostis