Transcrição O poder de dizer [não] para proteger a sua energia e prioridades
"Não" como Ferramenta Fundamental para Estabelecer Limites
Uma das formas mais importantes de estabelecermos limites nas nossas relações é aprender a dizer não com firmeza.
Esta capacidade é uma prática fundamental para cuidarmos de nós e nos protegermos de cair na armadilha de sermos excessivamente responsáveis pelos outros.
Devemos aprender a dizer não para proteger o nosso bem mais valioso, que é o nosso tempo, e assim não o investir em coisas que não são importantes.
No final, é preciso aprender a dizer que o seu tempo importa mais e que as coisas que tem de fazer são muito mais valiosas do que essas atividades.
A permissão para dizer não não depende da concordância de outra pessoa, mas é uma permissão que vem do seu próprio coração e do seu respeito próprio.
Porque é que é tão difícil para nós dizer não?
Muitas vezes, dizemos sim a muitos pedidos por um falso sentido de dever ou amor, mesmo sabendo no nosso não é o que queremos.
Achamos muito difícil dizer não porque temos um medo profundo de ter de enfrentar rejeição, desaprovação ou resistência.
Por vezes, até tememos que as outras pessoas tentem fazer-nos sentir culpados se não lhes dermos exatamente o que querem de nós naquele momento.
É essencial que analise os seus verdadeiros motivos para dizer sim, uma vez que talvez só o faça porque quer aprovação ou não quer desiludir.
Outras vezes, fazemo-lo porque um forte sentido de dever ou porque simplesmente queremos evitar qualquer tipo de conflito, mesmo que isso nos prejudique a longo prazo.
A importância da autoafirmação e das prioridades claras
Dizer sim aos outros apenas para lhes agradar, especialmente se isso significar comprometer-se, não é uma forma saudável de viver a sua vida.
Para contrariar estas tendências, é necessário praticar a autoafirmação e tomar atitudes corajosas, mesmo que não se sinta completamente confortável no início.
Pode não se sentir bem a curto prazo, mas a longo prazo poderá crescer em autossuficiência e resiliência, fortalecendo assim o seu carácter e a sua autoestima.
É também essencial que tenha as suas prioridades muito claras, reconhecendo que não pode f
o poder de dizer nao para proteger a sua energia e prioridades