Transcrição O Ciclo da Comunicação: Da Intenção à Interpretação
Um Processo Cheio de Possíveis Distorções
Quando sentimos que não estamos a ser compreendidos pelos outros, podemos ficar frustrados e, para evitar isso, é útil compreender o processo de comunicação.
Este ciclo ajuda-nos a reconhecer as diferentes fases pelas quais uma mensagem passa, desde a intenção original do emissor até à interpretação final do recetor.
Em cada uma destas fases, existe o risco de distorção, o que explica porque surgem frequentemente mal-entendidos que nos causam stress desnecessário.
Compreender este modelo permitir-lhe-á melhorar a qualidade das suas interações e reduzir o número de conflitos que surgem de uma comunicação que não foi eficaz.
Etapas 1 e 2: Da Intenção à Palavra Falada
A primeira parte de qualquer comunicação é "o que quero dizer", que é a informação ou ideia que tem em mente e que quer partilhar.
Antes de uma única palavra sair da sua boca, a comunicação já começou com intenção e uma mensagem que deseja para entregar.
A segunda parte é "o que eu digo", e muitas vezes, isso não é exatamente o que você queria dizer, já que o processo de verbalização pode alterar a mensagem.
À medida que passamos a ideia da nossa cabeça para a nossa boca, nós a codificamos em uma linguagem, e se não usarmos o vocabulário correto, a mensagem original pode ficar distorcida.
É neste ponto que a primeira grande lacuna pode surgir entre a intenção pura e as palavras que são finalmente ditas pela pessoa que fala.
Passo 3: O que a outra pessoa ouve
A terceira parte do ciclo é "o que ouves", e esta mensagem que chega aos teus ouvidos pode estar a milhas de distância do que eu disse.
Esta distorção pode dever-se a factores externos, como o excesso de ruído no ambiente, ou a factores internos, como o teu próprio estado de concentração.
Se enquanto me ouves tens a cabeça a pensar em mil coisas diferentes, a quantidade de informação que chegará até si será apenas uma pequena percentagem.
O seu estado emocional no momento também pode influenciar poderosamente o qu
o ciclo de comunicacao da intencao a interpretacao