LOGIN

REGISTO
Buscador

Contribuir para os outros. O caminho do significado

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição Contribuir para os outros. O caminho do significado


Encontrar um sentido profundo na vida, uma componente essencial do modelo PERMA, é conseguido de uma forma significativa através da dedicação e do serviço aos outros.

Esta orientação para o exterior, no sentido de contribuir para o bem-estar dos outros, não beneficia apenas aqueles que recebem ajuda.

É sobretudo o facto de enriquecer e dar sentido à vida de quem o oferece.

No entanto, a motivação e o estado interior a partir do qual este apoio é dado são cruciais para que esta prática resulte num verdadeiro bem-estar.

Ajuda da Abundância

A forma mais genuina e saudável de ajudar os outros, e assim encontrar significado, é fazê-lo a partir de um estado de "abundância" pessoal.

Isto implica que a pessoa já se sente internamente completa, com as suas próprias necessidades emocionais e de desenvolvimento pessoal bem atendidas.

Tal como na analogia da máscara de oxigénio de um avião - em que é necessário colocá-la antes de ajudar os outros - é essencial ter trabalhado primeiro em si próprio.

Quando se ajuda a partir desta plenitude, o ato de dar torna-se uma extensão natural do próprio bem-estar, como o sol que irradia calor porque o gera por si próprio.

As acções não são motivadas pela procura de aprovação, afeto ou necessidade de se sentir bem através de validação externa.

Oferece-se apoio porque se quer e se tem a capacidade de o fazer sem esperar nada em troca.

O risco de ajudar a partir da escassez

Em contrapartida, ajudar os outros por "escassez" ou necessidade pode ser contraproducente para o próprio bem-estar e para a qualidade da ajuda prestada.

Quando uma pessoa tenta ajudar os outros para preencher o seu próprio vazio, procurando aprovação, afeto ou para se sentir útil para uma carência interna, a motivação é extrinseca e pode gerar dependência ou frustração.

Esta forma de ajuda não é sustentável e pode tornar-se um fardo, uma vez que é dada com a expetativa consciente ou inconsciente de receber algo em troca para satisfazer as suas próprias necessidades não satisfeitas.

Em vez de ser uma fonte de bem-estar, pode perpetuar um ciclo de insatisfação.

Passos para um serviço com significado

Para cultivar uma vida com significado através do serviço, é proposto um processo que começa com o desenvolvimento pessoal: pensar en los demás y cómo se les puede ayudar utilizando las propias habilidades y conocimientos es un primer paso.

Isto leva a um sentimento de utilidade e de serviço, que por sua vez gera emoções positivas associadas ao passado (o que foi feito), ao presente (o que está a ser feito) e ao futuro (os projectos a realizar em beneficio dos outros).

Este ciclo virtuoso, ancorado na abundância, é o que verdadeiramente dota a existência de significado e objetivo.


contribuir para os outros caminho significado

Publicações Recentes de psicologia positiva

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?