LOGIN

REGISTO
Buscador

Métodos comparativos e forçados

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição Métodos comparativos e forçados


Escolha forçada de frases descritivas

O método de escolha forçada consiste em avaliar o comportamento por meio de blocos de frases alternativas que descrevem tipos de desempenho individual.

O avaliador é obrigado a escolher uma ou duas frases que melhor expliquem o desempenho do trabalhador avaliado.

Geralmente, os blocos são compostos por duas frases de significado positivo e duas de significado negativo; o supervisor deve selecionar a que mais se aplica e a que menos se aplica ao comportamento observado. Outra variante utiliza blocos de quatro frases exclusivamente positivas.

Essas frases são selecionadas por meio de procedimentos estatísticos que verificam sua capacidade de discriminação com base em índices de aplicabilidade.

Ao eliminar o controlo subjetivo do avaliador sobre a pontuação final, neutraliza-se o «efeito halo» ou a tendência para generalizar a apreciação do subordinado em todos os fatores avaliados.

Comparação de pares e hierarquização

O método de comparação de pares avalia o desempenho comparando os trabalhadores dois a dois dentro do mesmo grupo ou departamento.

Nesse processo, o avaliador anota aquele que considera melhor em relação ao desempenho em uma coluna de resultados finais.

Este sistema é meramente comparativo e permite estabelecer uma hierarquia clara de quem são os melhores, médios e piores num contexto específico.

A sua principal desvantagem é que, por ser um processo administrativo complexo e demorado se o grupo for numeroso, não oferece ao avaliador uma noção geral profunda do resultado além da posição relativa do trabalhador em relação aos seus colegas.

Mesmo assim, é útil para decisões de pessoal, como promoções ou demissões, quando os recursos ou vagas são limitados, pois obriga a uma diferenciação técnica entre os membros da equipa com base em critérios de produtividade mensuráveis e objetivos.

Resumo

O método de escolha forçada avalia o comportam


metodos comparativos e forcados

Publicações Recentes de psicologia organizacional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?

Buscar