Transcrição Lição eficaz e instrução direta
A Abordagem de Instrução Direta
Em certos momentos, a maneira mais eficaz e eficiente de ensinar os alunos é apresentar as informações de maneira completamente direta.
O termo "instrução direta" é usado para descrever aulas nas quais o professor transmite informações diretamente aos alunos.
Essa abordagem de ensino é caracterizada por enfatizar o controle do professor sobre a maioria dos eventos que ocorrem na sala de aula.
O tempo de aula é estruturado para atingir um conjunto claramente definido de objetivos da maneira mais eficiente possível.
A instrução direta é, portanto, particularmente apropriada para ensinar um corpo bem definido de informações ou habilidades.
É ideal para as áreas de conhecimento que todos os alunos devem dominar como parte fundamental de seu processo educacional formal.
As Sete Etapas de uma Aula de Instrução Direta (Parte 1)
Uma aula de instrução direta é composta por uma série de etapas estruturadas que garantem sua eficácia e clareza.
O primeiro passo é estabelecer os objetivos de aprendizagem e orientar os alunos para a aula por dizendo a eles o que aprenderão.
O segundo passo é revisar os pré-requisitos, revisando quaisquer conceitos ou habilidades que os alunos precisam para entender a lição.
O terceiro passo é introduzir o novo material, onde o professor ensina a lição, apresenta as informações e demonstra os conceitos.
O quarto passo, e o mais crítico, é conduzir sondagens de aprendizagem, fazendo perguntas aos alunos para avaliar sua compreensão.
Os Sete Passos de uma Lição de Instrução Direta (Parte 2)
O quinto passo é fornecer prática independente, dando aos alunos oportunidades de usar suas novas habilidades ou informações.
O sexto passo se concentra em avaliar o desempenho e fornecer feedback, seja verificando o trabalho ou administrando um pequeno teste.
Finalmente, o sétimo passo é for
licoes eficazes e instrucoes diretas