Transcrição Alimentos de origem vegetal e animal
Alimentos de origem vegetal: carecem de retinol e de vitaminas B12 e D. Os hidratos de carbono de alguns alimentos como:
- Lentilhas, trigo, milho, batata e arroz encontram-se, sobretudo, sob a forma de amido (um polissacárido constituído por moléculas de glicose dissimilares).
- As cerejas, as uvas, as bananas, a cana-de-açúcar ou a beterraba sacarina acumulam-se em mono e dissacáridos ou açúcares simples.
- Nas ervilhas ou no milho, os hidratos de carbono encontram-se sob a forma de açúcares que se transformam em amido à medida que amadurecem.
O sabor doce das cenouras desvanece-se com o tempo, à medida que o seu teor de açúcar diminui. Por outro lado, o amido dos frutos verdes, como as bananas, as maçãs ou as pêras, transforma-se em açúcar à medida que amadurecem, proporcionando assim um alimento doce e saboroso.
Os seguintes grupos são considerados alimentos de origem vegetal:
- Cereais e derivados.
- Produtos hortícolas e frutos.
- Leguminosas.
- Óleos e gorduras culinárias ou visíveis.
- Açúcares e doces.
Alimentos de origem animal: Os alimentos de origem animal fornecem proteínas de alta qualidade, pois contêm quase todos os aminoácidos essenciais para a formação das proteínas do organismo. Em geral, contêm praticamente tudo. Exceto a vitamina C, o ácido fólico e os carotenos, que se encontram em pequenas quantidades. Carecem de hidratos de carbono (exceto o leite) e de fibras. E, ao contrário dos alimentos vegetais, contêm colesterol, retinol, vitaminas d e b12.
Os seguintes grupos são considerados alimentos de origem animal:
- Leite e produtos lácteos.
- Ovos.
- Carne e subprodutos de carne.
- Peixe e marisco.
origem animal vegetal