Transcrição Metabolismo
O metabolismo é um dos elementos mais importantes do organismo humano, está no centro de todos os processos físicos e químicos que ocorrem no nosso corpo, razão pela qual devemos prestar especial atenção ao seu estudo, uma vez que aspectos importantes como a obtenção de energia, a digestão, a perda ou ganho de peso, entre outros, estão fortemente relacionados com os processos metabólicos que ocorrem no nosso corpo.
Neste guia vamos abordar alguns dos aspectos mais relevantes do metabolismo e das suas funções, para que possa alargar os seus conhecimentos sobre o assunto.
Definição
Quando falamos de metabolismo, estamos a referir-nos a toda a rede de processos físicos e químicos que ocorrem no interior do nosso corpo. É a forma como o nosso corpo utiliza ou converte a energia. Os processos metabólicos são aqueles que permitem a vida e o desenvolvimento do ser humano desde o nascimento até à morte.
Os processos metabólicos são normalmente agrupados em dois grupos muito distintos, os processos catabólicos e os processos anabólicos. Uma reação anabólica é entendida como aquela que é capaz de criar ou construir os vários componentes celulares, como as proteínas. Os processos catabólicos, pelo contrário, são aqueles que, ao libertarem energia, permitem a degradação de diferentes compostos presentes no nosso organismo, como é o caso da glicose. Costuma-se dizer que o processo anabólico é o da construção, enquanto o processo catabólico é o da destruição, sendo que ambos se combinam num equilíbrio perfeito para permitir o bom desenvolvimento da vida humana.
Função anabólica
Como já foi referido, a função anabólica é aquela que é responsável pela construção das várias estruturas celulares complexas necessárias ao nosso organismo. O anabolismo é o antagonista por excelência do catabolismo, embora o catabolismo necessite da existência da função catabólica para obter a energia necessária à construção de novos tecidos.
Um exemplo claro da intervenção da função anabólica é a construção da massa muscular, que seria impossível se esta função não estivesse presente no nosso metabolismo. A função anabólica é também frequentemente designada por biossíntese, pois a sua essência reside na síntese de novas moléculas orgânicas.
Função catabólica
A função catabólica é a função oposta e complementar da função anabólica. O processo catabólico é extremamente importante e é a base da vida humana, pois é o processo pelo qual os alimentos são decompostos e a energia é gerada para ser utilizada nas restantes funções vitais do organismo. A digestão é um processo chave que demonstra a importância do catabolismo para a vida human
metabolismo