logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Problemas com os regimes alimentares

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Problemas com os regimes alimentares


Muitas pessoas têm o conceito de que fazer dieta é restringir a quantidade ou o tipo de alimentos que comem durante o dia. Na realidade, uma dieta não é mais do que uma refeição planeada. Fazer dieta é deixar de comer tudo o que nos apetece, criar um plano de alimentação e controlar a quantidade de calorias e nutrientes que colocamos no nosso organismo.

As dietas são um fenómeno muito popular, especialmente as que se centram na perda de peso. Quase todos os dias surge uma nova dieta e outra cai em desuso. Cada pessoa vende-a a partir da sua própria experiência e algumas delas prometem fazer-nos perder muitos quilos em poucos meses, claro que não incluem um estudo sobre nutrição ou sustentabilidade, apenas se concentram na contagem de calorias.

Estes e outros problemas gerais serão abordados no guia que se segue.

A moda das dietas

As dietas da moda estão a tornar-se cada vez mais frequentes. Se procurarmos um pouco na Internet sobre como perder peso, encontraremos uma grande variedade de artigos que nos dizem coisas como "o truque infalível para perder 20 quilos num mês", ou "Faça isto durante 15 dias e perca 10 quilos". A verdade é que a maior parte destes truques infalíveis não funcionam, nem têm estudos de nutrição e dietética que sustentem as suas afirmações. São muito poucas as pessoas que conseguem perder peso com estas dietas da moda, das quais se fala durante algum tempo e depois já ninguém se lembra delas.

Outra moda é a dos "gurus" da nutrição que só sabem contar calorias e que nos vendem planos de dieta centrados na ingestão de um número absurdamente baixo de calorias, sem nos apresentarem um equilíbrio adequado de nutrientes, sem avaliarem as nossas caraterísticas físicas pessoais e sem indicarem qualquer atividade física.

Generalização das dietas

As dietas não são como as receitas; os passos a seguir não darão os mesmos resultados para toda a gente. Uma dieta de emagrecimento é demasiado pessoal para ser copiada de outra pessoa. Quando um nutricionista faz uma dieta por conta de um cliente, estuda as caraterísticas do próprio cliente, o seu nível de atividade física, as suas doenças (tolerância a certos alimentos, se é diabético, obeso, tem parasitas, problemas de estômago, etc.), os seus gostos pessoais (se é vegetariano, carnívoro, etc.).

Embora a ideia seja a mesma, ingerir menos calorias do que aquelas que queimamos durante o dia, as formas de alcançar este resultado são muito diferentes quando planeadas por um profissional do que quando as copiamos de qualquer outra pessoa. Por exemplo, a mesma dieta não será aplicada a uma pessoa que não pratica qualquer atividade física durante o dia e a outra que passa duas horas por dia a fazer exercícios de força para ganhar massa muscular.

Um diabético seria provavelmente tratado com uma dieta restrita em hidratos de carbono, mas um atleta que corre e trein


dietas

Transcrição Problemas com os regimes alimentares



Publicações Recentes de nutricao holistica

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?