LOGIN

REGISTO
Buscador

A confiança, o pilar fundamental para falar em público

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição A confiança, o pilar fundamental para falar em público


A confiança como chave mestra da oratória

Antes de mergulharmos em qualquer técnica ou conselho, é crucial entender a premissa mais importante para falar em público: a chave fundamental, o pilar sobre o qual se constrói qualquer intervenção bem-sucedida, é a confiança em si mesmo.

Sem essa base, todos os outros truques, conselhos e ideias serão inevitavelmente afetados e não atingirão seu potencial máximo.

Você pode ter uma estrutura perfeita e um conteúdo brilhante, mas se não confiar em si mesmo, a sua insegurança será transmitida ao público e enfraquecerá a sua mensagem.

Portanto, o primeiro e mais importante passo para se tornar um bom orador é trabalhar essa autoconfiança.

Os dois pilares da confiança: conhecimento e experiência

A confiança para falar em público não surge do nada; ela é construída sobre dois pilares sólidos.

O primeiro pilar é dominar profundamente o tema sobre o qual você vai falar. Se você tem um conhecimento sólido sobre o assunto, tem uma base firme sobre a qual se apoiar. Confie no que sabe e no fato de que é bom na sua área; essa certeza lhe dará muita segurança na hora de expor.

O segundo pilar é a prática, pois bons oradores não nascem, são feitos.

A habilidade de falar em público é adquirida da mesma forma que qualquer outra: praticando repetidamente.

Não se preocupe se no início não se sentir confortável; a confiança é um processo que se desenvolve com o tempo e a prática constante. O passo mais importante é simplesmente começar.

Desmistificando o medo: da paralisia ao nervosismo positivo

Para construir a confiança, primeiro precisamos entender a origem da insegurança. Muitas vezes, o medo de falar em público nasce de receios como o medo de ser julgado, de cometer um erro, de ficar em branco ou de repetir uma experiência ruim do passado.

É fundamental entender que o objetivo não é eliminar completamente o nervosismo — já que ele é uma reação natural e até benéfica —, mas transformar esse medo paralisante em um nervosismo controlável que pode até ser positivo para nos manter alertas e dar o nosso melhor.

Este processo é facilitado ao decompor o «entidade abstrata» de falar em público em partes menores e mais fáceis de gerir.

Ao conhecer as suas fases e elementos, como


a confianca o pilar fundamental para falar em publico

Publicações Recentes de habilidades comunicativas

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?

Buscar