Transcrição A Posição do Salvador e a Codependência
O arquétipo do "salvador" é a terceira posição no modelo de análise transaccional de Thomas Harris.
As pessoas que adoptam este papel operam a partir de uma posição de "eu perco, tu ganhas" ou "eu não estou bem, tu estás bem".
Embora à primeira vista possam parecer altruístas e bem-intencionados, a sua necessidade de ajudar os outros é uma forma de procurar aprovação e auto-estima, o que os faz entrar em dinâmicas de codependência.
O salvador, na sua essência, precisa de se sentir necessário para se sentir bem consigo mesmo.
O Salvador e a Sua Busca de Aprovação
O salvador sacrifica-se pelos outros para se sentir útil e apreciado.
A sua autoestima depende da validação externa e, frequentemente, dão conselhos não solicitados ou tentam "consertar" os problemas dos outros, mesmo que não tenham sido solicitados.
Num conflito, ficarão do lado da vítima para a proteger do perseguidor ou tentar resolver o problema que o perseguidor está a criar, sem se aperceber que está a perpetuar o ciclo de abuso.
O salvador, não reconhecendo a sua própria necessidade de dignidade, ilude-se acreditando que as suas ações são altruístas.
No entanto, se a pessoa que está a tentar ajudar não lhe der a aprovação que procura, o salvador pode ficar ressentido e frustrado.
A Dinâmica Codependente
A posição do salvador é a base das relações codependentes, que são tóxicos e assentam num desequilíbrio estrutural.
O salvador, ou "doador", sacrifica-se para atender às necessidades emocionais dos outros, enquanto o "tomador", que pode ser um perseguidor ou uma vítima, tira partido desta dinâmica.
Este ciclo é viciante para ambas as partes. O salvador sente-se bem consigo mesmo por ser necessário, e a vítima ou o perseguidor sente-se bem por receber a atenção e os sacrifícios do salvador.
A codependência é um ciclo vicioso muito difícil de quebrar, pois ambos estão presos num padrão que vai ao encontro das suas necessidades emocionais, mesmo que seja destrutivo.
O Caminho para a Cura
Para sair da posição de salvador, é crucial que a pessoa assuma a responsabilidade pela sua própria felicidade e autoestima.
O salvador deve aprender a estabelecer limites, a dizer "não" sem culpa e a reconhecer que não é responsável pela felicidade
a posicao do salvador e codependencia