Transcrição Cafeína
A cafeína é uma das substâncias mais populares e comercializadas no mundo. É difícil encontrar uma pessoa que não esteja, pelo menos, ciente da influência da cafeína no estado de energia do corpo, e o seu consumo através do café fez da cafeína um elemento quotidiano na vida de muitas pessoas.
Menos conhecido é o facto de a cafeína ser muito popular no campo do fitness e da nutrição, e muitos suplementos incluem-na na sua formulação. Um exemplo claro disto são os queimadores de gordura, que utilizam frequentemente a cafeína como componente chave para acelerar o metabolismo, tirando partido da sua capacidade de aumentar a temperatura corporal e facilitar a queima de gordura.
Todas estas questões serão abordadas no guia que se segue, para que possamos conhecer melhor as principais caraterísticas e benefícios do consumo de cafeína durante as nossas rotinas de exercício, bem como os efeitos adversos do abuso de cafeína. O que é a cafeína?
A cafeína é uma substância natural que se encontra em certas plantas, embora possa ser produzida artificialmente, e que actua sobre o sistema nervoso, agindo como estimulante. Isto acontece muito rapidamente graças à sua capacidade de ser facilmente absorvida pelo cérebro, pelo que não se acumula na corrente sanguínea. Pode ser encontrada naturalmente no mate, no chá, nas folhas de café e no chocolate, entre outros. Cafeína durante o treino: A cafeína, para além de ter um efeito direto como estimulante do sistema nervoso central, tem caraterísticas favoráveis na aceleração das reacções metabólicas, o que permite aumentar o bombeamento de sangue e a temperatura corporal, tornando o processo de queima de gordura muito mais eficaz durante o treino.
Os efeitos da cafeína fazem-se sentir rapidamente e a sua estimulação pode durar mais de três horas. Por conseguinte, é aconselhável consumi-la antes do treino para maximizar o seu impacto durante as sessões. Após o exercício, o seu consumo pode favorecer a recuperação e reduzir a fadiga muscular provocada pela atividade física.
Estudos demonstraram que a cafeína aumenta a sua eficácia durante as sessões de treino intensivo, pelo que o seu consumo é recomendado durante as sessões extenuantes e fisicamente exigentes. Aqui, a cafeína desempenhará um papel importante no combate ao cansaço, à fadiga muscular e na redução das dores físicas. A adrenalina libertada fornecer-lhe-á um elemento energético que o ajudará a maximizar o seu desempenho.
cafeina