Transcrição Suplementação com bcaa
Os suplementos à base de aminoácidos de cadeia ramificada, ou como são vulgarmente conhecidos, suplementos de BCAA, são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Este tipo de suplemento é um dos mais populares e amplamente consumidos nas comunidades de fitness e de alimentação saudável, devido à sua reputação como um suplemento pós-treino de fortalecimento muscular.
Tudo isto e muito mais será discutido no seguinte guia, para que possamos aprofundar os benefícios do seu consumo e as caraterísticas que fazem deste suplemento um dos mais importantes a incorporar no seu plano de dieta. O que são os aminoácidos de cadeia ramificada?
Os aminoácidos de cadeia ramificada são normalmente consumidos através de suplementos de proteína de soro de leite, estes têm de ser obtidos externamente, uma vez que o nosso corpo não tem a capacidade de os sintetizar. Os suplementos de BCAA são compostos por três aminoácidos especiais: valina, leucina e isoleucina. Importância: A importância destes aminoácidos reside fundamentalmente na reconstrução do tecido muscular, uma vez que os três aminoácidos acima mencionados são diretamente responsáveis pela reconstrução de um terço da nossa massa muscular. Neste sentido, existe um outro aspeto que contribui positivamente para o aumento da massa muscular, que é o facto de serem activadores do metabolismo, permitindo que este seja utilizado para o desenvolvimento dos nossos músculos.
Tudo isto explica o facto de ser tão popular entre as pessoas que treinam diariamente. Tudo isto se aplica aos endomorfos, que têm uma capacidade especial para reter os resultados das suas melhorias musculares, pelo que podem perfeitamente complementar este tipo de suplementos nas suas rotinas de treino. Suplementos ou alimentos: Os BCAAs são fáceis de adquirir através da alimentação. Se a sua dieta for vegetariana, pode recorrer à soja, ao trigo ou aos frutos secos. Por outro lado, se estiver a fazer uma dieta carnívora, deve saber que os lacticínios, ovos, marisco, carnes vermelhas, entre outros, são muito ricos em BCAAs.
Então não preciso de tomar suplementos externos?
Bem, a resposta não é assim tão simples. Se a sua dieta é uma das mencionadas acima, não precisa de usar suplementos externos. Mas se tem tendência para fazer treinos em jejum ou dietas muito baixas em hidratos de carbono, pode utilizá-los como mecanismo de combate à perda muscular.
Em todo o caso, não se esqueça que a proteína de soro de leite normal é composta por um quarto de BCAAs, pelo que não precisa de procurar um suplemento externo especializado em BCAAs. Benefícios para o treino: Já falámos da importância dos BCAA na reconstrução da massa muscular, e este aspeto expande-se a muitas áreas como a melhoria do desempenho físico, a redução da dor muscular e a preservação do glicogénio.
Como pode ver, este suplemento é fundamental para quem procura aumentar o desempenho e os resultados do
bcaa