LOGIN

REGISTO
Buscador

Não abandone o consumo de ovos

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Não abandone o consumo de ovos


Embora o ovo seja um alimento barato que fornece quase todos os nutrientes, é facilmente digerido e pode ser processado de várias formas, ainda é considerado por muitos como um "alimento perigoso".

A má reputação dos ovos (baseada no facto de a gema conter colesterol) foi divulgada pela primeira vez por médicos e doentes há mais de quatro décadas, levando muitas pessoas a reduzir consideravelmente o seu consumo de ovos.

Nos últimos anos, os estudos sobre o colesterol levaram a uma melhor compreensão das causas do aumento do colesterol no organismo e, embora ainda exista alguma controvérsia sobre o assunto, a maioria dos especialistas defende que considerar os ovos "um alimento perigoso" é simplesmente um mito.

Nesta apresentação, vamos dar-lhe algumas informações sobre as qualidades nutricionais dos ovos e os seus possíveis impactos na saúde, para que, se for um daqueles que ainda tem medo de incluir mais de três ovos na sua dieta semanal, possa avaliar se é realmente necessário privar o seu corpo de um alimento tão nutritivo.

Principais qualidades nutricionais dos ovos

  • Os ovos são ricos em proteínas de alto valor biológico, pois contêm proporções equilibradas de todos os aminoácidos essenciais para o ser humano.
  • Contém maiores quantidades de gorduras saudáveis (monoinsaturadas e polinsaturadas) do que de gorduras saturadas; estas últimas são ricas em colesterol.
  • Entre as vitaminas que se destacam na sua composição estão as vitaminas lipossolúveis: A, D e E; e do grupo B, as vitaminas B2, B3, B9 e B12.
  • Fornecem minerais como o ferro, o iodo e o selénio.
  • São ricos em luteína e zeaxantina, substâncias que previnem doenças oculares como as cataratas.
  • Contêm um nutriente chamado colina, que facilita o desenvolvimento do sistema nervoso central do embrião e do feto, e ajuda a memória nos seres humanos.

Diferenças nutricionais entre a clara e a gema do ovo

A clara: constitui um pouco mais de metade do total do ovo (aproximadamente 56%). É constituída principalmente por água (88%) e proteínas (12%), e praticamente não contém gordura. Uma clara de ovo fornece cerca de 15 quilocalorias. Contém vitamina B2 (riboflavina), que é muito necessária para a manutenção da pele, das mucosas e da córnea.

A gema: Contém todas as gorduras do ovo e é rica em pro


consumo ovos

Publicações Recentes de criacao dietas

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?