LOGIN

REGISTO
Buscador

O Desafio da Vulnerabilidade

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição O Desafio da Vulnerabilidade


A vulnerabilidade, ou a capacidade de partilhar as nossas emoções e pensamentos mais íntimos, é um desafio inerente à comunicação profunda e autêntica.

Muitas pessoas evitam esse nível de abertura por medo de julgamento, rejeição ou de serem vistas como fracas.

No trabalho, por exemplo, o medo de que as nossas ideias sejam descartadas ou que as nossas inseguranças sejam usadas contra nós pode levar-nos a permanecer em silêncio, optando por conversas superficiais e seguras.

No entanto, essa falta de auto-revelação não só nos impede de nos conectarmos com os outros de forma significativa, mas também nos priva da oportunidade de sermos verdadeiramente conhecidos e aceitos.

A autoaceitação como base da auto-revelação

Para podermos ser vulneráveis, primeiro precisamos de nos aceitar a nós mesmos, com as nossas imperfeições e limitações.

A auto-revelação é um testemunho da nossa maturidade e auto-aceitação.

É através deste processo que revelamos informações sobre nós mesmos de forma deliberada e gradual, atraindo aqueles que nos aceitam pelo que somos, não pelo que querem que sejamos.

Isso permite-nos construir relações mais fortes, uma vez que a conexão é baseada na honestidade e não numa fachada.

Desta forma, libertamo-nos do fardo de agradar aos outros e focamo-nos em cultivar relações que nutram a nossa verdadeira identidade.

Os benefícios psicológicos e físicos de se abrir para o

Abrir-se para os outros não é apenas uma ferramenta para a conexão interpessoal; tem benefícios tangíveis para a nossa saúde.

De acordo com o psicólogo social James Pennebaker, a auto-revelação é psicologicamente saudável e beneficia a nossa saúde física, pois reprimir pensamentos e emoções pode causar stress interno e dor física.

Ao falar sobre os nossos problemas e sentimentos, aliviamos a tensão e permitimos que a nossa mente e corpo se curem.

Isto é igualmente importante no ambiente profissional, onde a capacidade de um funcionário expressar as suas necessidades, como assumir novas responsabilidades para evitar o tédio, depende do nível de confiança que existe na equipa.

Resumo

A vulnera


o desafio da vulnerabilidade

Publicações Recentes de comunicacao assertiva

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?