logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Diferença entre coaching e consultoria

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Diferença entre coaching e consultoria


Outros termos que são utilizados indistintamente são coaching e consultoria, mas trata-se de serviços diferentes, tal como são diferentes os papéis do coach e do consultor.

Ambas as especialidades fazem um diagnóstico como ponto de partida, no início da relação com o cliente. Ambas elaboram um plano de ação e visam aconselhar o cliente sobre a forma de atingir os seus objectivos. Tanto o coaching como a consultoria prestam os seus serviços a empresários e empresas.

A principal diferença reside na natureza da relação estabelecida entre o especialista e o cliente. Numa consultoria, a prioridade é dada aos objectivos a alcançar, enquanto no coaching o fundamental é que o cliente cresça, que a pessoa se torne o centro do processo e que os objectivos sejam subordinados ao seu bem-estar.

Cumprem funções diferentes e ambos são igualmente úteis e importantes, basta saber quando é necessário um ou outro serviço. A empresa deve avaliar qual é a opção de que necessita. O coach facilita e acompanha um processo de aprendizagem, enquanto um consultor recomenda, orienta e aconselha diretamente sobre o caminho a seguir.

Âmbito da consultoria

A consultoria é realizada por especialistas numa matéria específica. Trata-se normalmente de um serviço externo, quer se trate de um especialista independente ou de uma empresa de consultoria. É implementada numa área específica da empresa com o objetivo de resolver problemas e melhorar as competências de trabalho, resultando num aumento da rentabilidade.

É um serviço baseado na confidencialidade da informação. É um bom investimento para quem precisa de resolver uma situação específica ou prestar um serviço necessário, mas não dispõe de pessoal ou de recursos para realizar a tarefa.

Entre os tipos mais comuns de consultoria contam-se a jurídica, informática, marketing, gestão de recursos humanos, economia, comunicação, mas existem muitos outros.

Pode ter como objetivo aumentar as vendas, otimizar processos, reestruturar a organização empresarial, realizar auditorias técnicas, formar trabalhadores, gerir o recrutamento, realizar exercícios contabilísticos, realizar estudos de mercado, entre muitos outros.

No final do contrato, deve ser especificado se o trabalho está concluído porque os objectivos foram cumpridos, se está suspenso ou se vai continuar, mas sem o aconselhamento do consultor.

Diferenças entre coaching e consultoria

Resolução de problemas: No coaching, o cliente deve encontrar ele próprio a solução. Na consultoria, o consultor toma as decisões diretamente, ensina e aconselha o que fazer.

Estilo de trabalho: No coaching é utilizado um estilo não diretivo em que o cliente toma sempre as decisões, ao passo que na consultoria o cliente é orientado para o resultado com base nas suas opiniões e experiência profissionais.

Especialização: No coaching, o coach não tem necessariamente de ser um especialista no sector de atividade em que o cliente opera, podendo ser suficiente um conhecimento geral. O consultor é um especialista na sua área e aplica os seus conhecimentos às diferentes situações que possam surgir.

Experiência: No coaching, o coach evita utilizar a sua experiência para influenciar o cliente. Na consultoria, a experiência do consultor é fundamental para orientar os clientes.

Conhecimento: No coaching, o coach trabalha para desenvolver as competências e habilidades do cliente com o conhecimento que ele já possui, para que ele possa atingir seus objetivos. Na consultoria, o especialista traz conhecimentos que não existem no cliente ou na empresa, e traz a sua própria perspetiva, independentemente do cliente.

Plano de ação: No coaching, o plano de ação é determinado pelo cliente e é o cliente que executa as acções acordadas. Na consultoria, o plano é desenvolvido de acordo com a opinião do consultor e este pode participar nas acções.

Benefícios da consultoria

Entre os principais benefícios de uma consultoria contam-se

  • Fornece soluções para problemas específicos.
  • Sendo um serviço externo à empresa, é imparcial e objetivo.
  • Os consultores são especialistas nas suas áreas.
  • Cria um plano de ação e estratégias para atingir os objectivos.
  • Aumenta o desempenho da empresa.
  • Evita a contratação de um especialista a tempo inteiro para resolver um determinado problema, o que representa uma poupança para a empresa.
  • O que representa uma poupança a longo prazo.
  • Gera oportunidades de investimento.
  • Avalia o potencial do negócio.
  • Ao conhecer o sector, identifica áreas de oportunidade e cria vantagens competitivas.
  • Previne potenciais problemas.

Quando é que uma consultoria é necessária?

Uma consultoria é necessária quando já se sabe o que está errado, mas se prefere que um especialista externo trate do assunto enquanto o pessoal da empresa se concentra noutros objectivos. Da mesma forma, se a empresa pretende expandir-se ou está a atravessar uma crise, este serviço é uma boa opção devido à sua capacidade de analisar os factos em profundidade.

Quando queremos assegurar uma visão global da situação que queremos resolver. Quando existem deficiências ou não podemos resolver os problemas com os recursos humanos internos da empresa. É também muito útil quando não queremos que as políticas e a cultura da empresa influenciem as decisões a tomar.

O que é que um consultor faz?

Um consultor é alguém que:

  • Preenche as lacunas do cliente.
  • Ensina, orienta, aconselha, dirige e/ou executa um plano de ação desenvolvido pelo próprio para resolver um problema específico.
  • Concebe soluções e apresenta resultados a curto e longo prazo.
  • Aplica os seus conhecimentos em ambientes empresariais em constante mudança, mantendo-se atualizado em relação à sua especialidade.
  • Fornece formação e recursos para facilitar a mudança empresarial.


diferenca coaching consultoria

Transcrição Diferença entre coaching e consultoria



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?