logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Porque é que hoje em dia há mais relatos de casos de autismo?

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Porque é que hoje em dia há mais relatos de casos de autismo?


O aumento do número de casos de autismo nas últimas décadas tem suscitado preocupações e questões sobre as razões subjacentes a este fenómeno. A perturbação do espetro do autismo (PEA) é uma doença neurobiológica que afecta a comunicação, o comportamento e a interação social das pessoas com esta perturbação. Embora o aumento de diagnósticos possa parecer alarmante, não implica necessariamente um aumento real da ocorrência do autismo.

Nesta sessão, vamos explorar as possíveis razões por trás do aumento da identificação e notificação de casos de autismo.

Mudanças nos Critérios Diagnósticos

Uma das principais razões por trás do aumento de relatos de casos de autismo está relacionada a mudanças nos critérios diagnósticos. Os manuais de diagnóstico, como o DSM (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais) e a CID (Classificação Internacional de Doenças), têm sofrido actualizações significativas ao longo do tempo.

No passado, o autismo era diagnosticado com termos como "perturbação autista" ou "síndrome de Asperger". No entanto, com a publicação do DSM-5 em 2013, esses termos foram consolidados sob o amplo diagnóstico de "transtorno do espetro do autismo". Este alargamento da definição levou a que mais pessoas fossem diagnosticadas sob este rótulo único, o que contribuiu para o aumento dos relatos de casos.

Aumento da sensibilização e educação

A sensibilização e educação do público sobre o autismo aumentou consideravelmente nas últimas décadas. Anteriormente, muitas pessoas com autismo podem ter sido negligenciadas ou mal diagnosticadas com outras condições. Atualmente, existe um maior conhecimento sobre as caraterísticas do autismo, o que levou a um aumento dos pedidos de avaliação e diagnóstico.

A disponibilidade de informação online, as campanhas de sensibilização e a formação de profissionais de saúde e educadores também contribuíram para o aumento da identificação de casos de autismo. As famílias e os profissionais estão mais bem informados e são mais proactivos na procura de respostas quando os sinais de autismo estão presentes numa criança.

Avanços na investigação

A investigação sobre o autismo avançou significativamente nas últimas décadas, o que melhorou a compreensão da perturbação. À medida que se descobrem mais pormenores sobre as causas, sintomas e tratamentos do autismo, os profissionais de saúde estão mais bem equipados para diagnosticar com precisão. Além disso, foram desenvolvidas ferramentas de avaliação mais eficazes que permitem a deteção precoce e um diagnóstico preciso.

Reduzir o estigma

O estigma que historicamente rodeou o autismo diminuiu muito


casos autismo atualidade

Transcrição Porque é que hoje em dia há mais relatos de casos de autismo?



Publicações Recentes de autismo

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?