Transcrição Tipos de reacções adversas aos alimentos
No nosso organismo, as manifestações adversas são produzidas pela ingestão de alimentos com sintomas muito semelhantes, mas com causas muito diferentes. Para a identificação e estudo destas afecções, elas são classificadas em dois grandes grupos.
Reacções tóxicas: são reacções que ocorrem em todos os indivíduos quando a dose de toxina contida em qualquer alimento ultrapassa determinados limites. São classificadas de acordo com a origem do veneno em dois tipos:
- Reações tóxicas causadas por toxinas internas: as toxinas fazem parte das substâncias que compõem o alimento. Exemplo: cogumelos venenosos.
- Reacções tóxicas causadas por tox inasexternas: as toxinas não fazem parte das substâncias que compõem o alimento, mas surgem como resultado da contaminação com venenos, micróbios, etc. Exemplo: salmonelose.
Reacções não tóxicas: são reacções que ocorrem num pequeno número de pessoas e dependem do grau de suscetibilidade individual a um determinado elemento do alimento. São classificadas de acordo com as causas que as originam em dois tipos.
Reacções não tóxicas devidas a causas não imunológicas: não são o resultado de reacções do sistema imunitário. São chamadas intolerâncias. A sua origem pode dever-se a:
- Alguma caraterística do indivíduo afetado, por exemplo, uma deficiência enzimática.
- Alguma caraterística do alimento envolvido, por exemplo, atividade farmacológica.
- implicações no metabolismo do indivíduo.
- Causas desconhecidas.
- Exemplo: intolerância à lactose. A intolerância à lactose provoca distúrbios digestivos aquando da ingestão de leite e é causada por deficiências enzimáticas no organismo. Pode ser classificada erradamente como uma doença alérgica.
Reacções não tóxicas devidas a causas imunológicas: são o resultado de respostas inadequadas do sistema imunitário. São designadas por alergias. Exemplo: alergia ao leite. Podem causar perturbações da pele e do sistema digestivo. Os sintomas podem ocorrer sem a ingestão de leite e, por vezes, o simples contacto provoca reacções alérgicas.
tipos reaccoes adversas alimentares