Transcrição Patrón Inútil 3. Enfocarse Selectivamente en lo Negativo
O Hábito de Filtrar a Realidade
Outro padrão de pensamento completamente inútil é a nossa tendência para nos focarmos seletivamente apenas nas coisas más de uma pessoa, de um trabalho ou de uma situação.
Muitas vezes, damos por nós a concentrarmo-nos apenas nas coisas que nos deixam desconfortáveis ou chateados, ignorando completamente tudo o resto à nossa volta.
Este filtro mental faz-nos perder a perspetiva, uma vez que só prestamos atenção aos aspetos negativos, independentemente de quantos elementos positivos possam existir ao mesmo tempo.
Assim, a nossa visão do mundo fica distorcida, uma vez que damos um peso desproporcional aos defeitos, enquanto tornamos completamente invisíveis as virtudes ou as vantagens.
A Espiral da Negatividade e do Stress
Quando se foca exclusivamente nos aspetos negativos de algo ou alguém, inevitavelmente deixa de apreciar o valor total da situação.
Este foco limitado leva-nos a um estado de desconforto permanente, que, com o tempo, se torna uma fonte constante stress e mal-estar.
Além disso, qualquer pequeno detalhe negativo que antes não tinha importância, passamos a vê-lo cada vez maior, ampliando o seu impacto na nossa mente e emoções.
Assim, uma pequena queixa do nosso parceiro ou um pedido do nosso chefe torna-se um problema recorrente que gera imensa frustração.
Perguntamo-nos como é possível sentirmo-nos bem se a nossa atenção está focada apenas nas coisas más da nossa família, do nosso trabalho ou do nosso parceiro.
A Incapacidade de Aproveitar a Vida
Se nos concentrarmos única e exclusivamente nas coisas que são más, ou que na nossa perspectiva são negativas, não seremos capazes de aproveitar o resto.
Este padrão de pensamento rouba-nos a capacidade de aproveitar o resto da vida que poderíamos viver, uma vez que a nossa mente encontra sempre algo de que se queixar.
Mesmo que uma situação possa ser muito complicada, tem sempre de haver algo positivo, pois é impossível que tudo seja uma completa e absoluta porcaria.
Ao perder o valor das coisas boas por Ao prestarmos atenção apenas ao mau, condenamo-nos a uma existência de eterna frustração, angústia e ansiedade.
O Antídoto: A Procura Consciente do Positivo
A solução para este padrão é deixar de nos focarmos única e exclusivamente no negativo e começar a procurar ativamente o lado bom em cada situação.
Pode reconhecer o que não gosta ou o que não lhe parece certo, mas imediatamente a seguir deve perguntar-se o que de positivo pode retirar desta experiência.
Mesmo que se encontre num trabalho que não seja dos mais gratificantes, poderá sempre encontrar algo positivo, como a camaradagem que tem com os seus colegas de trabalho.
Se não consegue deixar a sua situação atual agora, pelo menos encontre algo que a torne o mais agradável possível.
Mesmo que os seus problemas sejam significativos, tem de haver algo positivo na sua vida, e procurá-lo ativamente é a chave para quebrar este ciclo de negatividade.
patron inutil 3 enfocarse selectivamente en lo negativo