Transcrição Expandindo o Balde. O Crescimento Pessoal Aumenta a Nossa Tolerância ao Stress
O Problema da Capacidade Reduzida: Viver com uma "Copo de Chá"
Existem pessoas cuja capacidade de lidar com a pressão não é um balde grande, mas sim uma pequena e frágil chávena de chá.
Quando se tenta despejar uma quantidade mínima de stress nessa chávena, esta transborda quase imediatamente, pois a sua capacidade é extremamente limitada.
Como consequência directa desta condição, estas pessoas tendem a sentir-se sobrecarregadas por tudo e stressam com tanta facilidade que não conseguem de forma ideal.
A questão fundamental que surge desta situação frustrante é como podemos passar de uma capacidade tão reduzida para um balde muito maior e mais resistente.
É uma questão-chave para quem sente que os desafios diários, por mais pequenos que sejam, excedem constantemente a sua capacidade de manter a calma.
Crescimento Pessoal como Caminho para a Expansão
A resposta para este importante desafio está nas decisões de maturidade e no profundo processo de crescimento pessoal que este curso visa facilitar.
À medida que embarca nesta necessária viagem de autodescoberta, o seu balde pessoal também começará a crescer, expandindo os limites do que poderia suportar anteriormente.
Este processo de expansão é muito semelhante à metáfora inspiradora da lagosta, pois implica que vamos crescer para criar uma capacidade nova e mais forte.
Este é um trabalho que se faz de dentro para fora, pois é através do autoconhecimento que podemos transformar a forma como gerimos as nossas vidas.
O objetivo final deste curso é justamente começar a expandir este balde de stress para que deixe de transbordar e de afetar negativamente todas as áreas.
Estratégia 1: Reavaliar o Peso dos Nossos Problemas
Uma das formas pelas quais o nosso balde se expande é quando reconhecemos e compreendemos quais as coisas na nossa vida que realmente merecem a nossa preocupação.
Através da reflexão, aprendemos a identificar aquelas situações às quais antes atribuíamos muito mais importância do que aquelas que realmente precisavam de ser resolvidas.
Estas situações, que antes ocupavam grande o espaço na nossa mente começa a ser mais pequeno, libertando assim uma capacidade valiosa dentro do nosso balde de stress.
Este reajuste de prioridades permite-nos otimizar o espaço mental e emocional que temos disponível, fazendo com que o mesmo recipiente possa conter mais sem transbordar.
Através das diferentes ferramentas que lhe darei,A magnitude percebida de muitos dos seus problemas atuais também começará a diminuir significativamente.
Estratégia 2: Expandir o Balde Através da Maturidade
A segunda forma de aumentar a nossa tolerância não é apenas otimizar o espaço, mas fazer com que o próprio balde se expanda, tornando-se fundamentalmente maior e mais forte.
À medida que começa a crescer como pessoa, será capaz de manter um nível de stress na sua vida com o qual poderá lidar sem qualquer inconveniente.
Não chegará mais ao ponto de transbordar, porque a sua nova e expandida capacidade permitir-lhe-á conter as pressões diárias sem que estas se tornem demasiado problemáticas.
Este aumento de capacidade é o resultado direto de um processo de amadurecimento, no qual aprendemos a compreender-nos melhor e a responder com mais sabedoria.
Atingirá um estado em que situações que antes o sobrecarregavam ocupam agora apenas uma pequena parte da sua nova e muito maior capacidade de lidar com elas.
expandindo o balde o crescimento pessoal aumenta a nossa tolerancia ao stress