Transcrição Codependência. O Ser Falta de Responsabilidade por Si
Definir Codependência
Codependência é o oposto de permanecer no seu próprio caminho e ocorre quando não é responsável por si próprio.
Este estado é definido por uma saudável falta de respeito pelo seu próprio sentido de auto-suficiência, autonomia e capacidade de dirigir a sua vida.
Quando não é responsável por si próprio, convida outros a invadir o seu espaço pessoal e a entrar no seu caminho sem permissão.
Esta atitude, embora muitas vezes inconsciente, coloca-o numa vulnerabilidade, em que o seu bem-estar depende das ações e decisões de outras pessoas.
É uma renúncia ao poder pessoal que, em vez de gerar segurança, cria um ciclo de dependência que é uma fonte constante de stress e insatisfação.
A Primeira Forma: Dependência
Uma das formas mais comuns desta falta de responsabilidade é a dependência, na qual espera e precisa que outra pessoa cuide de si.
Percebe que é menos capaz de satisfazer as suas próprias necessidades e deseja que outra pessoa conta dos seus negócios e da sua vida.
Supõe que os sonhos que tem para o seu futuro estão inevitavelmente ligados à outra pessoa, perdendo a sua visão pessoal e os seus objetivos no processo.
Não tem consciência do que quer e, em vez de procurar, simplesmente pergunta à outra pessoa o que ela quer para si.
A Segunda Forma: Procura de Aprovação
A segunda forma é agradar às pessoas, um estado em que os seus bons sentimentos sobre si próprio dependem do quanto acredita que os outros gostam de si.
As suas emoções positivas vêm diretamente de receber aprovação dos outros, fazendo da validação externa o centro do seu universo emocional e pessoal.
Está fora de contacto com os seus próprios sentimentos ou pensamentos e muda o seu comportamento como um camaleão para evitar a desaprovação ou a rejeição.
O seu medo da rejeição torna-se tão poderoso que, eventualmente, determina tudo o que diz e faz nas suas interações com os out
codependencia ser pouco responsavel por si mesmo